VAMOS COMBATER O DESPERDÍCIO!

 

A FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura emitiu um alerta geral ao mundo para a necessidade de reduzir o desperdício de comida. Os dados são alarmantes: 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias enquanto que, anualmente, um terço dos alimentos produzidos no planeta vão para o lixo, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas por ano. Com um quarto do total de desperdício seria possível alimentar todas as vítimas de fome crônica no mundo. E essa triste estatística também nos inclui, pois apesar do Brasil ser o quarto produtor mundial de alimentos, 64% do que é produzido também é desperdiçado (estima-se que 20% ocorram no processamento culinário e hábitos alimentares, ou seja, nas nossas residências e nos restaurantes).

Esse desperdício ocorre desde a produção, passando pelo armazenamento, transporte, comercialização até chegar à nossa cozinha e, sendo assim, nós precisamos repensar nosso estilo de vida, rever os nossos conceitos e atitudes e pensar nas consequências ambientais provocadas pelo desperdício. Imagine que uma quantidade imensa de água, fertilizantes, terra e de energia, seja elétrica ou alguma forma alternativa, que são usadas pra produzir e processar alimentos que nunca serão consumidos e que vão acabar sendo jogados fora. O lugar dos alimentos é na barriga ou no prato e não no lixo!

REVENDO ATITUDES

O desperdício precisa ser combatido por todos nós e essa prática deve ser iniciada na nossa casa. Vamos ficar mais atentos a pequenos gestos que ajudam a fazer a diferença: verifique o que realmente está faltando em casa antes de ir às compras; fique atenta a data de vencimento dos produtos e priorize utilizar os que estão pra vencer; planeje suas refeições; aproveite integralmente os alimentos, inclusive aproveite as sobras em outras receitas; tenha cuidado no armazenamento dos alimentos, sempre que possível guarde-os em recipientes fechados; frutas, legumes e verduras quando higienizados e secos costumam durar mais e coloque no prato apenas o que você vai comer e coma tudo.

Os chineses criaram a “Operação prato limpo”, que se tornou um sucesso entre os frequentadores de restaurantes e que nos dá um bom exemplo de como evitar desperdícios: após as refeições, eles postam fotos nas redes sociais dos pratos limpinhos, sem nenhum grão de arroz sobrando, pra comprovar que todo o alimento foi consumido e também apelam para que os amigos também não coloquem nos pratos mais do que eles possam comer, que se integrem na campanha contra o desperdício. Simples assim!

PENSAR GLOBALMENTE

A fome continua sendo um grande problema mundial e o desperdício ainda é uma das principais causas da fome. Não dá mais para ficarmos apenas culpabilizando os governantes por todas as nossas mazelas sociais. Evitar o desperdício, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade com os espaços coletivos; respeitar a vida e ter cuidado com os outros é responsabilidade de todos nós. É certo que os que mais têm são os que costumam desperdiçar mais, os que menos têm são os que mais aproveitam tudo, pois nada sobra e tudo falta.

Não sei como era na casa de vocês, mas eu cresci ouvindo minha mãe cobrando a gente de comer tudo o que se colocava no prato, que tinha tanta gente passando fome e que era um “pecado” estragar comida, o que foi transformado pelo meu irmão Beka em piada: “antes fazer mal do que se estragar”. O certo é que além da preocupação de uma mãe amorosa (a Naninha) querendo que seus filhos comessem, havia também uma preocupação em minha casa com relação a evitar desperdício e a dividir o pão de cada dia com os necessitados. Vamos combater o desperdício e a fome, a humanidade agradece!

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.