Ter amigos faz bem pra saúde!

 

Ter amigos é a melhor coisa do mundo! Os laços de afeto são o verdadeiro sentido da vida e os amigos são a  tradução do afeto, confiança e aceitação, inclusive dos nossos defeitos.

Amizade é um apoio voluntário, ocorre por prazer não por obrigação. É uma interação que se dá através de uma intimidade intelectual, de afinidades na maneira de pensar, sentir e se comunicar. Família não se escolhe, mas os amigos sim! Amizade é uma forma de amor, é uma relação entre iguais, é companheirismo, é troca, é aceitação, é saber ouvir e dar força, é pedir desculpas sinceras, é compreender um olhar e a necessidade de um silêncio, é olhar nos olhos e sorrir destravado, é se interessar pela vida e sonhar junto, é ser ético, é prestar atenção no que falamos, é cumplicidade mágica, é laço de alma, é ser testemunha e memória da  vida do outro.

Amigo pode cortar o cabelo, emagrecer, engordar, falar baixinho, rir alto, mudar de estado civil, de emprego, de cidade, de opção sexual… que permanece amigo e continua presente em nossa vida, em nossa lembrança, sem economizar alma, carinho e aconchego.É no colo dos amigos que buscamos abrigo quando as coisas ficam difíceis e confusas e o mundo roda mais forte.

PARA SE TER AMIOS É PRECISO SER AMIGO

A amizade é um processo adulto, pouco contaminado pela posse e pelo ciúme( tão presentes no amor) e onde os elementos negativos são mínimos. Podemos ter mais de um amigo e, provavelmente, nossos amigos nos apresentarão seus outros amigos e com alguns deles, também, estabeleceremos vínculos ricos em intimidade. Existe uma cumplicidade e uma confiança recíproca entre amigos, que costuma ser maior do que entre casais.

Nós, as mulheres, temos  uma “permissão social” para sermos mais afetivas: podemos nos abraçar, beijar, pedir colo, chorar no ombro e ir ao banheiro juntas (você já percebeu que as mulheres sempre vão juntas ao banheiro?) que ninguém acha estranho – sorte nossa! Já os homens, desde pequenos são educados para manter distância física de outro homem. Você já reparou como os homens, normalmente, se cumprimentam? Se dão tapinhas nas costas. É claro que homens também podem ser afetuosos, mas ainda há muito de preconceito , fruto de uma educação conservadora    .  Apesar de ser mais comum entre pessoas do mesmo sexo, onde as afinidades são maiores, também existem amizades entre pessoas do sexo oposto, cabendo aos dois administrarem o desejo sexual ( se houver) já que, a amizade é algo que, por princípio, não inclui sexo.

EU NÃO EXISTO SEM MEUS AMIGOS

Segundo estudos recentes, amigos nos proporcionam bem-estar, saúde psíquica e prolongam a vida. Bons amigos são garantia de diversão e carinho, aumentando a chance de uma vida melhor, mais saudável e mais longa. Como bem diz Clarice Lispector, amizade é matéria de salvação.

Conquiste novos amigos e encante os antigos.Não deixe de dizê-los o quanto você os ama e o quanto eles fazem a diferença na sua vida. Quanto a mim, nem a ciência conseguiria explicar como os meus amigos se incorporaram em minhas células, modificando meus cromossomos, me ajudando a descobrir quem sou, me transformando numa pessoa melhor e me  estimulando ter uma vida mais feliz e com mais saúde. Vida longa e feliz a todos meus amigos!

Post Tagged with

3 Responses so far.

  1. Júlio César disse:

    Concordo plenamente com tudo q foi dito.

  2. Humberto Daniel disse:

    Vdd! Concordo excelente!

  3. Humberto Daniel disse:

    Parabéns excelente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.