TÉDIO SE COMBATE COM ATITUDE.

Tem gente que passa o tempo todo reclamando da mesmice da vida e sequer percebe que, muitas vezes, a monotonia existe em função de escolhas habituais que geram padrões de comportamento repetitivo: freqüentam os mesmos lugares, percorrem os mesmos trajetos, andam do mesmo lado da calçada, usam as mesmas combinações de cores nas roupas, escolhem a mesma comida no restaurante, fazem um sexo burocrático e cumprem os mesmos rituais… Assim, fica muito difícil não se sentir entediado (a) e apático (a), pois parece que a vida está ligada no automático e os dias seguem sempre iguais, nada acontecendo de diferente para quebrar essa rotina.

Se você acha que sua vida anda um tédio, em vez de reclamar de tudo e de todos, escolha fazer coisas que lhe ajudem a resgatar a leveza e a alegria de viver. Se permita incluir o novo em sua vida, não se torne uma escrava do hábito. As pessoas que se acostumam com uma rotina de vida e nada fazem para mudar de rota e percorrer novos caminhos, para elas os dias transcorrem sempre iguais, e não adianta buscar no álcool, nos remédios e nas drogas um prazer que não conseguem encontrar na vida real (este é um prazer ilusório e que pode levar à autodestruição). No entanto, nada disso funciona… Tédio se combate com atitude!

Tenha atitudes produtivas em sua vida. Modifique hábitos, deixe acontecer o novo e fique receptivo ao inesperado, seja no seu crescimento pessoal, no conhecimento, no lazer, na afetividade e na saúde (e isso inclui a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e boas noites de sono) como prática de vida. Proteja-se sempre que necessário, não se comprometa com o erro e invista sempre em criar novas possibilidades na sua vida.

Faça a sua vida acontecer nos detalhes e nas surpresas… Coloque a sua imaginação para funcionar e se movimente para combater o vazio existencial que você mesmo (a) criou e alimentou ao longo da vida. Evite as repetições desnecessárias e traga alegria ao seu dia com coisas novas:  modifique hábitos; preencha sua vida com charme e suavidade; cometa uma ousadia; exercite o desapego;  percorra as ruas com olhares distraídos; ande  por outros caminhos; visite novos lugares; sorria e cumprimente desconhecidos; ouça outro estilo de música; invista em novos projetos; acrescente risadas e caricias ao seu cotidiano; realize sonhos antigos;  seja livre para cumprir novos desejos;  comprometa-se em ter lazer com prazer; aproxime-se da sua família e amigos; faça o bem; divirta-se fazendo coisas diferentes… Enfim, fuja da mesmice e empenhe-se em resgatar a sua alegria de viver!

Se você já está cansado de ver e viver coisas que não lhe provoque mais nenhuma emoção ou encantamento, invista em outras possibilidades do existir e permita-se viver sensações inéditas, pois “morre lentamente quem não viaja, não lê, não ouve música e não encontra graça em si mesmo”. Faça sua vida valer à pena e tenha fé no que virá!

97 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *