SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA (SFC)

A urgência da vida moderna, o corre-corre constante do dia-a-dia, o ritmo alucinante do cotidiano, o trânsito cada vez mais caótico e todas as circunstâncias da vida fazem com que as pessoas se sintam estressadas e cansadas, mas nada que uma noite reparadora de sono não traga de volta a disposição de começar tudo de novo no dia seguinte. Ficar cansado depois de trabalhar exaustivamente ou praticar uma atividade física é absolutamente natural e isso só demonstra o quanto o nosso corpo está reagindo às demandas, necessidades e escolhas que fazemos na vida. No entanto, é importante observar os sinais de seu corpo: você tem sentido um cansaço profundo de forma persistente? Você não tem exagerado na atividade física ou no trabalho e, mesmo após uma noite de sono ou período de descanso não tem conseguido conseguir se recuperar? Essa sensação de cansaço permanente tem prejudicado suas atividades no cotidiano? Se não existem motivos que justifiquem essa fadiga incapacitante, suas reações estão desproporcionais ao esforço realizado no momento, o que significa que alguma coisa está acontecendo com você.

A fadiga incapacitante pode ser o sintoma de muitas doenças, entre elas a Síndrome da Fadiga Crônica, uma condição clínica caracterizada por sintomas como: dor de cabeça, lapsos de memória, dificuldade de concentração, pensamento lento, sono não reparador, fraqueza prolongada, humor irritável, falta de disposição para fazer as coisas, ansiedade, mal estar, gânglios inflamados e doloridos nas axilas e no pescoço, dor de garganta recorrente, dores musculares, enxaquecas ocasionais… e  exaustão física e mental.

EXTREMA EXAUSTÃO

Os portadores da Síndrome da Fadiga Crônica já acordam cansados e sentem uma fraqueza debilitante, por mais que passem horas descansando, dormindo ou relaxando, portanto sem realizar o mínimo esforço, nada alivia essa fadiga que os leva a ter uma redução significativa em sua produtividade (em um período de seis meses é capaz de reduzir em 50% suas atividades). Eles têm muita dificuldade em concentrar-se no trabalho e executar as suas tarefas diárias, que antes faziam com a maior facilidade. Com muito esforço conseguem realizar poucas tarefas e não investem em novas atividades.

Essa Síndrome não tem causa confirmada, mas sabe-se que, muitas vezes, ela aparece depois de um processo de muito estresse e infecções virais; a pessoa passa a apresentar fadiga persistente e inexplicável e moderada incapacidade física e mental por longo período, geralmente por mais de seis meses; acomete mais as mulheres do que os homens e ocorre principalmente em jovens e adultos de meia idade. A SFC é um quadro de difícil diagnóstico, pois os sintomas podem ser vagos, nem sempre aparecem ao mesmo tempo (vão se instalando progressivamente) e confundem-se com os de outras doenças.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Se por algum motivo você se reconheceu nesse artigo, procure seu médico para que ele possa confirmar suas suspeitas ou descobrir o que realmente está acontecendo com você. O objetivo desse artigo é tão somente alertar as pessoas para o fato de que fadiga inexplicável, desânimo, baixa produtividade não são sintomas “normais” e precisam ser melhor investigados. Além de tratamento médico, a psicoterapia também pode lhe ajudar bastante a minimizar ou eliminar esses sintomas.

De qualquer forma, seja qual for o motivo da origem dos sintomas, a meta de todos nós deve ser sempre a de procurar ter mais qualidade de vida. Fique muito atento aos sinais que o seu corpo denuncia. Comprometa-se com você e com a sua saúde. Melhore sua condição de vida procurando fazer  uma dieta equilibrada, realizando exercícios físicos regularmente, tentando evitar os motivos do estresse, consultando seu clínico  e fazendo seu “check up” rotineiramente e se você não faz nada disso, está mais do que na hora de mudar seus hábitos e rever condutas. Boa sorte!

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.