PÔXA, VOCÊ VIVE SE LAMENTANDO!

 

É impressionante como tem gente que consegue passar o dia todo e gastar o seu tempo reclamando, criticando e se lamentando. Pra essas pessoas nada presta, nada está bem, nada funciona como deveria ser, reclamam de tudo e de todos e o que é pior, além de atormentar a vida dos outros com suas constantes queixas e reclamações, elas sofrem pois não conseguem viver o prazer e a felicidade. Como são muito rígidos em seus julgamentos,seus olhos enxergam primeiro os defeitos, percebem muito facilmente os enganos e os erros, mas passam batidos nos acertos e nas melhoras .Ver o lado bom das coisas, das pessoas e da vida então, nem pensar!

Quem não convive com alguém assim pode até achar que eu estou exagerando, mas na verdade é isso mesmo, os lamentosos falam de si o tempo todo, são egocêntricos e se perdem totalmente no meio de suas histórias, o que os leva a ter uma visão distorcida de si mesmos e da realidade a sua volta. Ao se lamuriar eles conseguem liberar um pouco a tensão e a ansiedade que os afligem e embora se aliviem com isso, se mantém ligados ao sofrimento criando um círculo vicioso que costuma se tornar pesado para ele e para as outras pessoas a sua volta.

EXPRESSÃO DE EMOÇÕES NEGATIVAS

Os lamentosos normalmente são pessoas com baixa autoestima, ficam presos em si mesmos e na expressão de emoções negativas, não conseguindo, portanto ter uma vinculação positiva com relação à vida; para eles nada vai dar certo e até as coisas boas que acontecem não são valorizadas como deveriam ser.  Em contra partida, motivos para se queixar da vida não lhes faltam, reclamam dos parceiros, dos filhos, dos parentes, dos amigos, dos colegas de trabalho, dos seus subordinados… e estão sempre envolvidos com doenças e sintomas físicos (às vezes imaginárias). No fundo, se lamentar funciona como um escudo para não precisar enfrentar a realidade de forma direta.

É preciso que essas pessoas que vivem se lamentando da vida tenham muito cuidado para que não criem uma atmosfera tão negativa a sua volta, afastem as pessoas do seu lado e amarguem viver em solidão. Tem uma música antiga do Cyro Aguiar que retrata bem essa realidade – “veja como a vida passa, a solidão aumenta e você só pensa em criticar. Acha defeito em tudo… Fala mal daqui, fala mal dali, vive a resmungar e a se lamentar, só se realiza quando abrem a boca para reclamar”. E enquanto isso “a vida passa e a solidão aumenta no seu coração.”

VIVER A SIMPLICIDADE E A AUTOACEITAÇÃO

Na vida, todos nós temos o desejo de ser aceitos e incluídos afetivamente pelos outros, de nos sentirmos valorizados e queridos, mas para que isso ocorra é necessário que a gente aprenda a cativar as pessoas e a cultivar as amizades e, não se consegue isso sendo lamentoso. Com certeza, nós todos já convivemos com dificuldades e mazelas pessoais e tudo o que desejamos é nos relacionar com pessoas que sejam bem humoradas, que vivam a simplicidade e a leveza.

Bom, um novo ano está chegando e que ele seja repleto de alegrias e possibilidades para todos nós. Em 2012 se comprometa com você e se empenhe em ter uma vida mais prazerosa e saudável. Viva a simplicidade e pratique o desapego. Cuide do seu corpo e da sua alma. Se valorize e se possível: exija menos, cobre menos, reclame menos, deprecie menos, lamente menos, carregue menos culpa, se reconheça, se aceite e se prepare para resgatar seus desejos e viver emoções positivas. Que 2012 seja um ano inesquecível para todos nós!

Post Tagged with

One Response so far.

  1. É Zildinha.Vc tem toda razão em dizer q as.pessoas lamentosas podem acabar afastando até as pessoas do seu próprio convívio familiar.Deus me livre!!!Tá repreendido em nome de Jesus !Disso chegar a ocorrer comigo !Tenho q mudar meu Comportamento já!Pra ontem!Vou me policiar p não ser mais assim!Misericórdia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.