PEDOFILIA: SEQUELAS INCALCULÁVEIS!

 

Todos os dias, em nosso país, mais de 20 crianças de até 9 anos são atendidas nos hospitais do SUS, após terem sido vítimas de abuso sexual. A Organização Mundial de Saúde- OMS estima que no mundo,  20% das meninas e mulheres até 18 anos sofram algum tipo de violência sexual . E, com certeza, estes dados de abusos sexuais não correspondem à realidade, pois só uma pequena parcela dos crimes sexuais contra crianças é denunciada, em razão do medo e da vergonha da família que fica tão chocada e não consegue lidar com o abuso.

A pedofilia é uma doença, um transtorno de personalidade incurável que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças e adolescentes pré-púberes. Os pedófilos se tornam abusadores sexuais quando põem em prática as suas fantasias sexuais, ou seja, quando seu desejo doentio de satisfação sexual se traduz em conduta, mas é preciso que fique claro que nem todo abusador é pedófilo, e nem todo pedófilo é um abusador sexual (tem pedófilo que nunca toca em uma criança, se satisfaz vendo filmes de abuso com crianças, por exemplo). Os dois casos são absurdamente condenáveis!

Na maioria das vezes, o abusador está muito perto da criança e se aproveita da relação familiar (por ser pai, padrasto, primo) ou da vinculação social (vizinhos, professores, religiosos, motoristas) para se aproximar da criança e, devido à esta aproximação, muitas vezes, a criança não percebe a conduta transgressora e repugnante do adulto. Quando o abusador é alguém da família, a situação torna-se ainda mais complicada em razão de que a criança também convive com o medo de não ser acreditada, isso sem contar com as ameaças que costumam acontecer – “se tu falares alguma coisa eu mato tua mãe e te mato”, “eu digo que é mentira tua e ninguém vai acreditar em ti”…

A internet tem sido um recurso bastante utilizado pelos pedófilos e abusadores para fazer contato com crianças e jovens. A postura deles é muito articulada, eles usam uma linguagem infantil, se fazem passar por alguém de uma idade compatível com quem estão falando e falam de assuntos de interesse das crianças; eles vão se aproximando sem que a sua intenção apareça de imediato – é preciso fiscalizar sempre com quem as crianças estão tendo contato. A conduta do pedófilo também inclui filmar e fotografar as cenas do ato da pedofilia e transmitir através da rede para os outros pedófilos. Tudo isso é inominável, mas existe!

Trabalhar com prevenção é um caminho necessário. Oriente repetidas vezes seus filhos para que não permitam a aproximação de estranhos; que não deixem ninguém tocar e acariciar as “partes íntimas” deles; que não aceitem doces e bombons de quem eles não conhecem; que não se afastem do alcance dos olhos de outros adultos e, principalmente, que se acontecer alguma coisa dessa ordem que eles lhes contem imediatamente, que você vai acreditar neles e vai tomar as providências necessárias para protegê-los.

As sequelas da pedofilia sempre existirão e vão depender da idade do início do abuso e sua duração, do grau de relacionamento da vítima com o agressor, das ameaças e gravidade da violência perpetradas pelo abusador, da diferença de idade entre a criança e o abusador… As cicatrizes emocionais ficam em forma de baixa autoestima, culpa, dificuldade de dizer não, rejeição do próprio corpo e sensação dele estar sempre sujo, bloqueios em estabelecer vínculos e confiar nos outros e graves prejuízos no seu desenvolvimento emocional e na conduta social de um modo geral.

Vamos proteger nossas crianças denunciando o abusador, seja ele quem for!

8 comentários

  1. I am extremely inspired along with your writing abilities as well as with the layout for your
    weblog. Is this a paid subject matter or did you customize
    it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it’s uncommon to look a nice weblog
    like this one these days.. I saw similar here: Sklep online

  2. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as
    I provide credit and sources back to your site?

    My blog site is in the very same niche as yours and my visitors would truly benefit from a lot of the information you
    provide here. Please let me know if this alright with you.
    Many thanks! I saw similar here: Sklep

  3. Hello! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get
    my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Kudos! You can read similar art here: Sklep online

  4. Hi! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine
    Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Kudos! You can read similar article here: Dobry sklep

  5. Hello! Do you know if they make any plugins
    to help with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Many thanks! I saw similar
    article here: GSA Verified List

  6. Wow, superb blog layout! How lengthy have you been running
    a blog for? you make blogging look easy. The entire
    glance of your web site is magnificent, as neatly as the content material!
    You can see similar here najlepszy sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *