OS DESAFIOS DO SEGUNDO CASAMENTO

 

Casar, ter um parceiro com quem dividir sonhos e planos, amar e ser amado, continua sendo o desejo afetivo da maioria das pessoas. Eternizar o amor também faz parte dos sonhos de um casal, mas muitas vezes não é isso que  ocorre,infeliizmente, quando o amor  acaba, dificilmente acontece ao mesmo tempo para os dois: um diz o não e o outro ouve; um continua amando e o outro declara que o amor acabou; um quer terminar o relacionamento e o outro quer tentar mais uma vez, um quer ser livre e o outro vive a rejeição… A verdade é que dói muito saber que você não é mais amado, principalmente quando você ainda sente amor pelo seu parceiro. Dói na alma!

Apesar de não ser nada fácil  viver o término de um relacionamento, muito menos ter que lidar com a rejeição e o abandono, mas, mesmo que você não acredite na hora em que está sofrendo, é preferível lidar com a honestidade de seu parceiro que teve a coragem e a lealdade de confessar que não está feliz, que o amor acabou e que não deseja mais permanecer nesse relacionamento, do que ter ao seu lado alguém que lhe trai constantemente, que divide com você a solidão e que fica ao seu lado por comodismo, pena ou covardia. Insistir num relacionamento que caiu doente pra sempre, em que não há mais afeto, carinho e desejo entre o casal é sinal de imaturidade e medo de ficar só para enfrentar a vida. Quando a separação acontece, o melhor é viver essa dor, que um dia vai passar e depois seguir em frente, buscar novos caminhos e refazer a vida.

AMAR NOVAMENTE

Mais lá na frente, depois que a dor passa, as pessoas descobrem que são capazes de amar novamente e reaparece o desejo de partilhar a vida com alguém, por isso o número de recasamentos (pessoa que casa duas, três… vezes) continua aumentando (dobrou nos últimos 10 anos). E, ao viver um segundo casamento, é mais provável que as pessoas fiquem mais atentas aos erros cometidos no passado, mais conscientes das dificuldades em lidar com as circunstâncias desfavoráveis do cotidiano e mais mobilizadas para tentar atender os desejos e necessidades do parceiro, para que não se percam um do outro.

O sonho de ser feliz no casamento continua, o que muda numa segunda relação é a crença do “até que a morte os separe”, que foi substituída pelo “que seja infinito enquanto dure”. Mas, essa permanência de afeto, carinho, tesão e cumplicidade precisa ser construída no dia-a-dia e se fazer presente também nos pequenos gestos – são os detalhes que fazem a diferença.

ME ACEITE DO JEITO QUE EU SOU

Não existe perfeição no amor e nem nas pessoas. O amor realista é o que aceita o outro do jeito que ele é; se alguém não consegue atender as suas expectativas no que você considera fundamental para merecer ser amado por você, desista,. Não é esperando que ele mude, ou melhor, que você o mude para que ele possa ficar do jeito que você deseja, que vocês vão conseguir viver uma relação satisfatória para ambos. É claro que as pessoas se modificam com a convivência mas mudanças só acontecem quando o outro acha necessário e se disponibiliza para que isso aconteça.

Cada relacionamento é único e diferenciado, com cada parceiro a gente vive uma história particular, pessoal e intransferível, assim cada casal tem a sua história, as suas lembranças e os seus detalhes, não dá para comparar. Amores se somam na vida e não importa a idade, o sexo, a condição financeira (desde que a pessoa trabalhe e seja produtiva) ou a classe social; o que importa é que as pessoas estejam sensíveis e dispostas a respeitar as diferenças, a cultivar as afinidades e permitir que o amor aconteça num contexto de tesão, paz, tolerância, bom humor e alegria.

21 comentários

  1. Sou pós graduado em psicologia pastoral, acompanho estas dificuldades do cotidiano de nossa geração, é desafiador.

  2. Somebody essentially help to make seriously articles I might state. This is the very first time I frequented your website page and up to now? I surprised with the research you made to make this actual submit extraordinary. Great activity!

  3. Hi there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.

    If you know of any please share. Thank you! You can read similar blog here:
    Dobry sklep

  4. Wow, fantastic weblog format! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you make blogging glance easy. The full glance of your website is fantastic, let alone the content!
    You can see similar here najlepszy sklep

  5. Informative Site… Hello guys here are some links that contains information that you may find useful yourselves. It’s Worth Checking out ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *