OBESIDADE – um perigo para a humanidade

A população de obesos cresce num ritmo preocupante no mundo todo, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a obesidade como uma “epidemia mundial”. Os Estados Unidos são a população mais obesa do planeta, mas países em que até pouco tempo essa questão não era relevante, como a China, França, Inglaterra, Itália e Japão, já apresentam índices preocupantes. Mesmo na África e América Latina, onde ainda há muita miséria e fome, a obesidade tem crescido muito. No Brasil, a maioria da população está acima do peso. Nem a população indígena escapa!

De acordo com as autoridades médicas, se esse quadro não for revertido, as doenças associadas ao excesso de peso (doenças cardiovasculares, diabetes, câncer…) podem vir a ser uma das principais causas de mortalidade nos próximos anos. Preocupante, não?

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Estar em paz com a balança continua sendo um desafio! Os principais desencadeadores da obesidade são: hábitos alimentares inadequados, vida sedentária, fatores genéticos, estresse, ansiedade e a urgência da vida moderna. O certo é que toda vez que o consumo de calorias superar o seu gasto ocorre um aumento de peso.

É um erro acreditar que a melhor forma de emagrecer é perder peso rapidamente (o ideal é perder 3 a 4 Kg por mês). Qualquer dieta funciona nos primeiros meses, mas não se agüenta fazer uma dieta restritiva por muito tempo e quando você pára, após ter conseguido chegar ou não ao peso desejado, você acaba retomando os antigos hábitos alimentares e recupera os quilos perdidos muito mais rapidamente, pois, ao reduzir drasticamente o consumo de calorias, o organismo passa a trabalhar de forma mais lenta (para poupar energia) e, ao voltar a consumir a mesma quantidade de calorias de antes do regime, você vai conviver com uma baixa capacidade metabólica por um certo tempo, daí você acaba ganhando peso muito mais rápido. Vá com calma! A reeducação alimentar é o único jeito de evitar o efeito SANFONA. Você pode comer de tudo, com equilíbrio, combinando qualidade e quantidade de alimentos, fazendo da sua refeição num momento de prazer.

 A PÁTRIA DAS DIETAS

Na verdade, viver de regime é um sofrimento (por isso quase metade das pessoas desistem) e estar gordo é um horror! Os obesos além dos problemas de saúde, sofrem dos preconceitos sociais, encontram dificuldades no dia-a-dia (de acomodação / locomoção) e sua saúde psíquica também fica comprometida, pois o excesso de peso provoca danos na auto-estima e você, muitas vezes, termina compensando a gordura tendo necessidade de ser simpático, bem-humorado, culto… Porém, o mais difícil não é emagrecer e sim manter o peso depois que o regime acaba e nós brasileiros estamos entre os que mais tentam emagrecer no mundo. Se você estiver acima do peso: mude sua alimentação e estilo de vida, reduza as porções de comida; passe a ingerir mais frutas e verduras; diminua consideravelmente os doces e fast foods; passe a fazer atividades físicas regularmente; preste atenção no que você coloca no prato; não coma diante da TV e do computador (você acaba comendo mais); permita-se de vez em quando comer algo que você gosta e sem culpa; não pule refeições; identifique o que lhe deixa ansioso para que possa tomar as providencias… E se o excesso de peso for grande, procure ajuda médica, imediatamente.

Determinação, bom senso e amor por você são imprescindíveis para conseguir ter saúde (física e emocional) e vencer a obesidade, esse grave problema de saúde pública mundial. Sucesso!!!

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.