O BRASILEIRO É UM POVO ESTRESSADO.

 

Pasmem, pesquisas realizadas pela Associação Internacional de Controle do Estresse, em 2012, apontam o Brasil como o segundo povo mais estressado do mundo (imagine se essa pesquisa fosse realizada nos dias de hoje?), e isso significa que a cada dez trabalhadores, pelo menos três padecem de esgotamento mental intenso causado por pressões no trabalho. Então, sabe aquela nossa fama de sermos um povo alegre, festeiro, de bem com a vida, que adora samba, carnaval, de sair às ruas, tomar umas biritas e festejar com os amigos, pois é a realidade que está nos tornando cada vez mais um povo amedrontado, agressivo, intolerante e estressado.

O estresse é um estado de tensão mental e físico, que produz desequilíbrio ao nosso funcionamento global e enfraquece o nosso sistema imunológico, está nos deixando cada vez mais sujeitos a infecções e doenças. Não é à toa que o termo estresse passou a fazer parte do nosso cotidiano, até as crianças já se queixam de estarem estressadas! A verdade é que, a cada dia aumenta nosso esforço de adaptação a um mundo tão conturbado, repleto de indefinições e incertezas e isso tem exigido de nós mais empenho e energia para entender o que está acontecendo e lutar para que mudanças ocorram.

É preciso que fique claro que o estresse não é uma doença, mas pode servir de gatilho para diversas doenças.  Ele faz com que o nosso sistema imunológico fique mais fraco e também aumenta em muito a produção do cortisol (hormônio do estresse) e com isso nosso corpo fica mais desprotegido, sendo uma porta aberta para o surgimento de doenças como gripes, herpes, hipertensão, gastrite, doenças musculares, transtorno de ansiedade e de pânico, depressão…, a lista é grande.  Precisamos ficar atentos ao nosso movimento e aprender a nos proteger melhor.

Você pode estar se perguntando, como assim? Como eu posso me proteger dos fatores estressores que estão no mundo? Acontece que o mundo pode ser tão estressante como a percepção que temos dele. Nós podemos modificar as nossas condutas se aprendermos a lidar melhor com nossas emoções e sentimentos e para que esse aprendizado ocorra é necessário que a gente entenda que nossos comportamentos não surgem do nada, eles são reflexo de nossas crenças e valores. Nós somos o que nós pensamos, verdade é o que acreditamos! Por isso, mais importante do que os fatos que acontecem na vida da gente, é a forma como lidamos com o que acontece.

Tentar garantir boas noites de sono são fundamentais para que a gente possa ter saúde, acordar bem e fazer escolhas acertadas. Uma coisa que tem atrapalhado em muito a qualidade do sono é o uso da mídia digital antes de dormir. Não leve celulares e tabletes para a cama, desligue-se deles pelo menos uma hora antes de deitar-se, pois a luminosidade dos aparelhos prejudica a qualidade do sono pelo fato de que o nosso cérebro capta aquele sinal (a claridade) como um indicador de que ainda é dia, portanto não é hora de dormir.

As urgências da vida moderna com todas as suas circunstâncias podem ser motivo para que a gente se estresse. Aliás, motivos não nos faltam! São tantas as dificuldades na vida, porém nós temos o poder de escolher se serão encaradas como circunstâncias ou determinantes em nosso cotidiano.  Não se acomode e não se conforme!  Comprometa-se em produzir prazer e alegria em sua vida; cuide da sua alimentação; escolha não conviver com pessoas tóxicas; pratique exercícios físicos; ouça mais música e busque ajuda para se livrar da dor e do sofrimento. A vida acontece no movimento!

 

 

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.