NÓS SOMOS LUZ E SOMBRA

Todo mundo quer ser amado e aceito pelo grupo social ao qual pertence e esse desejo de inclusão e pertencimento vem desde a infância. Desde cedo aprendemos que a atenção e o carinho dos outros nos ajudam a nos mover no mundo e até nos mostram o caminho a seguir, assim, também aprendemos, com o passar do tempo, que não existe amor sem admiração e dessa forma, é natural que as pessoas tentem, sempre que a situação permitir, se mostrar da melhor maneira possível.  As qualidades e as emoções positivas são tudo o que gostaríamos que o mundo soubesse a nosso respeito e representam o nosso lado luz, que brilha, ilumina e atrai pessoas.

Contudo, nós não somos só luz. Nós também temos um lado sombra – uma região escura formada pela ausência parcial de luz –, que é tudo o que há de ruim em nós e que não desejamos conhecer, muito menos mostrar para os outros. É um pedaço nosso que nos envergonha, que denuncia nossas mazelas, revela nossos defeitos, desnuda nossas imperfeições, deixa a mostra nossas dificuldades e nos colocam a mercê do julgamento dos outros, que por certo não será nada positivo. Nosso desejo é o de brilhar e ter sucesso e não de ser criticado e rejeitado.

O OUTRO É MEU ESPELHO

Ao longo da vida, dependendo das circunstâncias, situações, momentos e das pessoas envolvidas, nós vivemos as mais diversas emoções e sentimentos. Num determinado momento somos capazes de sentir e praticar o amor, a generosidade, o afeto, a justiça, a solidariedade e o acolhimento e, num outro momento, por exemplo, sentir inveja, rancor, raiva, medo e rivalidade. A verdade é que não é nada fácil reconhecer e perceber essas emoções negativas e que são tão desconfortáveis para nós; já as emoções positivas nós escancaramos. Mas nós, somos tudo isso. Somos luz e também somos sombra.

Não haveria luz se não houvesse escuridão, então, fique conectado e atento ao que está acontecendo com você, permita-se sentir e reconhecer suas emoções. Não entre no faz de conta de que não está acontecendo nada. Preste atenção ao que as pessoas falam a seu respeito, especialmente aos comentários repetitivos e desconfie de tudo o que você rejeite de pronto, pois o que costumamos negar com muita rapidez também pode fazer parte da gente e, ainda, observe com atenção o que você critica nos outros, pois pode representar as suas dificuldades – como um espelho eu vejo nos outros o que eu não consigo e não quero ver em mim.

ACEITE O SEU LADO SOMBRA

Para que você possa amadurecer e se tornar uma pessoa melhor é necessário que você reconheça e aceite o seu lado sombra. Todo mundo tem o seu e se você se dispor a ficar atento aos meus movimentos e sentimentos você traz para a sua vida a energia da renovação e da mudança. Procure olhar para o outro e ver o que ele tem de melhor, em vez de julgá-lo e criticá-lo, faça o mesmo com você. Mais ainda, não se lamente, não responsabilize os outros pelas coisas que acontecem com você e nem faça comentários acerca das pessoas que não seja agregador e facilite o relacionamento de vocês.

Seja gentil e delicado com todo mundo, às pessoas vão adorar e você vai ser mais amado pelos outros. É claro que na vida nem tudo são flores e há momentos em que você vai precisar ser firme, se posicionar e cobrar postura dos outros: sempre que você se sentir injustiçado, mal tratado ou mal atendido reclame, mas faça isso com educação, não seja arrogante! Respire fundo e se comprometa em iluminar o seu lado sombra com a luz da verdade, do amor e da solidariedade. Feliz vida!

 

Post Tagged with

One Response so far.

  1. Texto perfeito. Muito importante essa tomada de consciência, E isso não vai desconstruir sua auto estima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.