NO MEU ANIVERSÁRIO…

Tem gente que adora comemorar o seu aniversário e se programa pra isso: convida os parentes e amigos, enfeita a casa, providencia os comes e bebes e o local para poder estar junto das pessoas queridas no dia mais importante da sua vida. Outras pessoas, mesmo sem poder ou querer fazer festa, arrumam um jeito especial de celebrar a sua vinda ao mundo e, até aí, tudo bem. Mas, existem pessoas que ficam muito mal nessa data; se angustiam, se isolam e choram ao constatar que mais um ano se passou e isso pra elas significa menos um ano de vida e, dependendo da idade, da perda do poder de sedução e da juventude. Não dá pra se enganar, é o medo da velhice que assusta as pessoas.

Os aniversários representam o dia do mês em que se comemora um evento importante para as pessoas. No caso dos aniversários natalícios a origem dessa comemoração remonta a tempos muito antigos, sendo que até o Sec. IV essa prática não era aceita pelo Cristianismo que a considerava uma festa pagã, pois o costume de dar presentes, celebrar, acender velas (isso começou com os gregos, que oravam e faziam pedidos que eram levados pelas chamas das velas aos deuses) e parabenizar o aniversariante tinham por objetivo protegê-lo dos demônios e garantir sua segurança até o próximo aniversário, no qual novamente se reuniam para celebrar a vida.

                                     PARABÉNS PRA VOCÊ

Ao cantar o “parabéns pra você” as pessoas desejam ao aniversariante muitas felicidades e muitos anos de vida, o que é muito bem vindo quando se está em paz com a vida, satisfeito com as suas lembranças e se sentindo amado por pessoas que com ela vão comemorar e partilhar coisas boas. Ou seja, desejar comemorar o seu aniversário, via de regra, é pra quem está de bem com a vida, gosta da pessoa que se tornou e tem motivos pra celebrar o dia em que sua vida começou. Normalmente, a gente parabeniza alguém por ter conseguido alcançar um objetivo e ter sucesso e, sem sobra de dúvida, viver bem é o maior e melhor sucesso que alguém pode ter.

Os aniversários fazem parte de uma construção cultural, mas também nos oportunizam por ser uma data cheia de simbolismos, refletir sobre a vida. Assim, avaliar circunstâncias do passado e do presente, resignificar acontecimentos, rever erros, validar atitudes, planejar investimentos, objetivar sonhos e, se for o caso, tomar decisões que possibilitem novos rumos, tudo isso pode passar pela nossa cabeça nesse dia. Ao comemorar o seu renascimento você pode, se desejar, celebrar um recomeço, tendo a certeza de que os insucessos e erros nos movem a todos e podem nos levar a outros caminhos, talvez bem diferentes dos trilhados anteriormente, mas que precisam trazer paz e conforto para o nosso dia a dia para que tenham continuidade.

FELIZ VIDA!

Na realidade, a forma como cada um de nós encara a data do seu aniversário está diretamente ligada à maneira como vemos a nossa existência, pois na vida nós costumamos ter o que julgamos merecer e isso também tem a ver com os nossos desejos e investimentos. Quem se conforma com pouco não consegue correr riscos e nem se considera uma pessoa que desperte afeição nos outros, a ponto deles desejaram celebrar com ela o seu aniversário ou até acham que não tem motivos para celebrar a vida e, sendo assim, é comum ouvi-las dizer que não gostam do dia do seu aniversário, muito menos de comemorá-lo, que nesse dia irão sumir, desligar o celular porque não querem ver e nem falar com ninguém.

O mais importante é que cada pessoa escolha a forma mais prazerosa de passar seu aniversário e que esse momento seja povoado pelas pessoas que deseje receber. No mais, o tempo é uma variável importantíssima e que modifica rotinas, hábitos e condutas; não só as características físicas se modificam com o passar dos anos (não dá para evitar a perda da juventude e da beleza), também se modifica nossa forma de ver e viver a vida, porque a experiência nos faz ver a vida com outros olhos.  Enfim, nós lidamos melhor com a idade quando nos permitimos celebrar nosso aniversário sabendo que cada marca e cada ruga representa uma história vivida e, no mais, experiências positivas, como a paixão, rejuvenescem. Se apaixone por você, por alguém e pela sua vida. Tim tim!

 

 

 

 

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.