Não me separo por causa dos meus filhos…

Toda vez que escuto alguém dizer, normalmente uma mulher, que: “apesar de saber que o seu casamento acabou, não pensa em se separar por causa dos filhos, pois acha que eles sofreriam muito com a ausência paterna”, percebo claramente o quanto essa pessoa precisa acreditar nisso para justificar sua permanência no casamento,  mesmo que o relacionamento do casal esteja bastante desgastado, a convivência cada vez mais difícil e que não se sinta mais amada e desejada pelo seu parceiro e nem perceba mais nele motivação para uma vida a dois com ela.

Engana-se, absurdamente, quem acredita que ao manter um casamento sem afeto, carinho e amor esteja fazendo o melhor pelos filhos. Ao escolher ser infeliz, você também escolhe que seus filhos vivam em um ambiente repleto de silêncios e brigas constantes. Além disso, eles se sentem mal com o fato de serem responsabilizados pelo seu sacrifício e sofrimento e isso costuma trazer mais problemas para os filhos do que uma separação. Se o casamento acabou, mas o respeito for preservado e a convivência com o genitor que saiu de casa for garantida, é claro que haverá maior facilidade para que os filhos fiquem bem.

Todo motivo é motivo

As pessoas se casam por amor e se separam quando o amor acaba e a convivência se torna insuportável, mas separação provoca muita dor e sofrimento, pelo menos para um dos membros do casal,  que, muitas vezes para fugir dessa dor, precisa de desculpas para permanecer no casamento ou, ainda,  porque se sente dependente financeira e psicologicamente do parceiro, ou tem medo de lidar com a solidão e com a responsabilidade pela criação dos filhos, ou não se sente preparada para enfrentar a vida. Permanecer casada é uma escolha pessoal, não é correto se proteger na justificativa do amor pelos filhos para não ter que lidar com o medo, o comodismo e a dependência.

Para manter o casamento todo motivo é motivo e o amor pelos filhos é apenas uma deles. Algumas pessoas somatizam e transformam frustrações em dor física como enxaqueca, dores musculares, fazendo com que a doença também se torne motivo para se manter casada. Isso sem falar nas pessoas que não conseguem investir no seu crescimento profissional, pois qualquer coisa que favoreça a autonomia e independência é muito ameaçadora para quem precisa continuar sendo dependente do parceiro.

Invista na felicidade e no amor

Ao casar, você escolhe alguém para ser seu companheiro de vida e não de sofrimento e solidão. Às vezes as pessoas se sentem tão seguras e protegidas com o casamento e se acomodam, deixam de investir na conquista, nos cuidados e atitudes no cotidiano e perpetuam rotinas, sem se dar conta de que assim o encantamento não resiste, o sexo esfria, as pessoas tornam-se cúmplices no silêncio, as brigas se acentuam e a traição acaba encurtando o caminho para o fim do casamento.

Ainda hoje, em pleno século XXI, os filhos continuam sendo usados como desculpa para se manter casamentos falidos; em nome de um amor incondicional pelos filhos caberia aceitar-se tudo, inclusive conviver com mentira, desamor, traição, violência física e psicológica. Casamento é coisa de casal. Quem se separa é marido e mulher, os papéis de pai e mãe permanecem por toda a vida e a qualidade das relações afetivas entre pais e filhos não depende de que todos morem na mesma casa; e sim do afeto, carinho e proteção que recebem dos pais. Felizmente, os filhos já estão começando a perceber o que é mais saudável para eles (e pros pais também), por isso, quando a vida familiar se torna insuportável, eles próprios pedem que os pais se separem, para que o respeito e o afeto sejam preservados e a paz possa reinar novamente.

 

16 comentários

  1. Eu não me separo por causa de meu filho lindo, não quero que ele viva sozinho com a mãe,pois ela não tem educação suficiente para ensiná-lo, não quero que ele tenha um padrasto, pois sabemos que padrasto não é pai e se o mesmo tiver um filho o meu será desprezado até pela própria mãe. Sei que quando ele crescer escolherá ficar comigo, porém ele ainda está pequeno e não pode fazer essa escolha. Por ele eu sacrifico um pedaço de minha felicidade.

    1. PARABÉNS pelo comentário Alcides Oliveira, Você está coberto de razão, é assim mesmo que acontece, o homem é o maior sacrificado na separação principalmente na parte financeira e parabéns pela atitude. Um dia você terá o retorno de todo o sacrifício que faz pelo seu filho.

    2. Também penso assim.Minha filha é minha vida.(Algumas)Mulheres trocam de macho como troca de roupa.Depois culpam a nós.

  2. Parece fácil falar. Más eu ja passei pelo monstro da separação e não estou disposta a viver tudo de novo.
    Ele pagava a pensão e só. Más a pensão não era o bastante pra criat duas crianças pequenas em idade escolar, tem roupa, calçado, lazer, moradia, alimentação, medicamentos. R $: 600,00 dá pra tudo isso?
    Será que elas merecem ter um pai de domingo e só aos domingos?
    Não. Por isso enquanto concluo os estudos, e arranjo trabalho eu vou me sujeitar à olhares depreciativos, humilhações, e desdém. Só depois eu me separo. Jamais permitirei que elas pensem por privações novamente. Na época quase perdemos a nossa casa porque ele deixou de pagar. Ele diz que se nos separassemos de novo ele não ia fazer mais essas coisas, más ele disse o mesmo da outra vez e fez.
    Estou caindo aos pedaços com essa situação mas uma mãe faz qualquer coisa pelos filhos. Por elas eu dou a minha vida.

  3. Oi sou casado a 3 anos tenho uma filha de 2anos minha princesinha, minha esposa tem 1 filho do seu antigo relacionamento fora 2 meninas que mora mais seu ex marido, o seu filho não mim respeita chega mim chamar de palavrão e ela não adverte seu filho de 13anos brigamos constantemente e muitas as vezes ela lança objetos sobre mim por isso pensei em mim separa várias vezes mas no fundo isso não aconteceu por causa da minha filha, oque faço?

    1. Vivo também em um casamento de merda pelas minhas filhas. Não tem o que fazer só esperar esse povo ir embora. Eu queria que meu marido arrumasse uma amante fixa e caísse fora apaixonado por ela e largasse eu e as meninas.mas nem isso o cara faz

      1. VIVO A MESMA SITUAÇÃO…
        Já até falei p ele arrumar outra mulher e ir ser feliz mas ele não da o braço a torcer… não larga o osso, q odio, isso ta me matando aos poucos.

  4. Também estou casada pelas minhas filhas. Separei dele na época e o otario só dava 300 reais e ponto. Vendeu nossas coisas etc. Infelizmente vivo um casamento furado. Sem amor. Odeio ele. Queria que ele morresse logo pra deixar nos em paz. Odeio ele é a família dele toda. Vivo infeliz mas pelas minhas filhas eu vivo na mesma casa com ele.

  5. Eu vivo num casamento onde tenho 3 lindos filhos e eu não amo meu marido gostaria muito que ele arrumasse outra mulher pois não desejo mal pra Ele só não gosto mais dele e não me separo porque meus filhos vão sofrer apesar de tudo é pai né assim se ele arrumasse outra mulher iria ser mais fácil.

  6. Eu também estou em um casamento fracassado, frio e egoista, temos 2 filhos e estou grávida de quase 8 meses, descobri uma traição dele, ele mente com tanta frequência que acho que ele realmente acredita nas mentiras dele ! Vivo nesse casamento pelas crianças, e a pergunta que me faço todos os dias é! até quando ? Já ouvi que é um absurdo eu continuar nesse casamento, mas me dói só de pensar em deixar meus filho em uma creche o dia inteiro ou sob os cuidados de uma babá! Não é fácil, nada fácil, mas preciso continuar forte por eles!

  7. Isso é inacreditável, me deparei com o testemunho de uma senhora chamada fernanda sobre como esse homem poderoso a ajudou a se reconciliar com o marido e a engravidá-la, não acreditei em nada no testemunho dela, mas minha mente só me pede para tentar para entrar em contato com o homem para o meu problema pessoal, mas para meu maior choque, ele também me ajudou depois de fazer todo o sacrifício necessário e usar o pacote que ele me enviou
    Eu sou Laura, meu marido partiu para um turista, ele quis dizer uma prostituta e ele foi enfeitiçado pela garota meu marido se recusou a voltar para casa novamente, desde aquele dia eu tenho contato com tantas pessoas para encontrar uma solução para fazer meu marido voltar para casa para mim e para as crianças, mas todo o meu esforço falhou e meu dinheiro foi desperdiçado sem nenhum bom resultado antes de entrar em contato com esse grande homem chamado Agboya através de seu número de WhatsApp
    Estou muito feliz porque todo o meu trabalho com o homem trouxe um bom resultado positivo e meu marido está aqui ao meu lado, e ele pediu desculpas por tudo, eu o perdôo porque o baba me pede para perdoá-lo porque ele estava sob um feitiço feito pelo garota prostituta malvada, e também aproveito a oportunidade para alertar os homens aqui para ficarem longe de garotas de fora porque elas estão procurando seriamente um lar feliz para destruir.
    Estou muito feliz pelo que esse lançador de feitiços fez por mim, porque realmente nunca acreditei que isso iria acabar quando comecei a trabalhar com ele, mas agora eu e meu marido estamos felizes juntos e meu marido também ligou para o homem para contar a ele obrigado, você pode contatá-lo através de seu endereço de e-mail e WhatsAPP
    seu endereço de e-mail é agboyasolutionhome@gmail.com
    e seu número de WhatsApp é +2348112714824

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *