NÃO ACUMULE MÁGOAS

 

Decididamente a mágoa (sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza e ressentimento) é algo que nos maltrata muito e nos deixa muito mal. Acumular mágoas, então, é péssimo. O ideal é aprendermos a falar sobre o que está acontecendo à medida que os problemas, os desencantos e as mágoas surjam e façamos isso de uma forma tranquila e objetiva. Aprenda a expressar seus sentimentos sem responsabilizar o outro por eles, afinal de contas o que você sente é responsabilidade e escolha sua, o outro pode ter produzido o fato, mas o sentimento é seu.

Guardar sentimentos e ressentimentos faz com que as mágoas se acumulem e um dia acordamos com a música do Chico na cabeça “Por favor, deixe em paz meu coração, que ele é um pote até aqui de mágoa, e qualquer desatenção, faça não, pode ser a gota d’água”. Nesse dia, então, quando o outro aparece na nossa frente esquecemos  o por favor e começamos a despejar com muita raiva o novo e o velho no colo dele.   Agindo assim, a pessoa continua direcionando o foco no outro e não nas próprias atitudes. Fale sempre de você, do quanto o fato acontecido lhe mobilizou e do quanto você se sente magoada.

REMOVA AS PEDRAS DO MEIO DO CAMINHO

Acumular mágoas também pode nos fazer adoecer. A garganta inflama quando não falamos o que nos incomoda, pois nos sentimos presos, com um nó na garganta; a gastrite aparece quando ficamos ruminando, feito um camelo, raiva e ressentimentos; a coluna dói quando a gente carrega o peso do mundo nas costas; a cabeça só falta arrebentar de dor quando, sem ouvir o outro, concluímos sobre o motivo dos seus gestos… Os sentimentos dolorosos e ruins que aprisionamos em nosso corpo contribuem, imensamente, para o surgimento de doenças.

Vá removendo as pedras do meio do caminho à medida que elas lhe surjam e atrapalhem a sua caminhada. Ter atitude ajuda muito. Posicione-se diante da mágoa e alivie o seu coração para que não altere o seu ritmo e nem se sinta vazio. Expressar sentimentos liberta; chorar alivia, cansa e adormece; expressar o problema ajuda o outro a modificar sua conduta e crescer; rir significa que você está se liberando e permitindo agir, perdoando o que for possível, mudando de foco e recuperando seu bom humor.

PERDOE SEMPRE QUE POSSÍVEL

Descobrir uma mentira, especialmente quando vinda do ser amado, costuma causar muita mágoa. Aliás, muitas vezes, a mentira magoa mais do que a confissão, principalmente porque o caminho entre a mentira e a confissão costuma ser tumultuado, pontuado por acusações e novas mentiras. Porém, mesmo que o outro tenha errado, se ele se arrepender sinceramente pelo que fez, se mostrar arrependido e pedir o seu perdão e você avaliar que ele merece uma nova chance, perdoe… mas  se ele não mudar e continuar aprontando, se perdoe por ter lhe dado uma nova chance. E a vida continua!

Mas é carnaval, a festa da alegria, da fantasia e da liberdade. Aproveite a oportunidade e com o coração leve e a alma cantando vá se misturar na multidão, rever os amigos, conhecer pessoas, cantar e dançar ou, se você preferir, aproveite o feriado para descansar, ler um bom livro, ouvir música, assistir todos os filmes que você desejar, ficar de preguiça e não fazer nada, reunir os amigos… enfim, para viver a paz e a tranqüilidade, tendo a certeza de que, sempre que possível, devemos nos empenhar em realizar sonhos e viver desejos. E quanto à mágoa, se não deixarmos ela crescer, fica muito mais fácil celebrar a vida e ser feliz. Bom carnaval a todos!

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.