MINHA FOME É NOTURNA!

 

Você sente uma fome exagerada durante a noite? Mesmo após ter jantado você continua comendo, principalmente alimentos bem calóricos? Você costuma acordar de madrugada para assaltar a geladeira, come e depois volta a dormir? Então, se isso acontece com você com uma frequência de pelo menos três meses, leia com bastante atenção esse artigo porque esses sintomas são indicadores da Síndrome Alimentar Noturna, também conhecida pela sua sigla SAN ou fome da meia noite, que costuma se fazer presente em pelo menos 25% das pessoas que apresentam um aumento considerável de peso.

Essa síndrome, na maioria das vezes, acomete pessoas que durante o dia se alimentam de forma bastante comedida, mas à noite, a partir das 22:00h, depois de já terem jantado, perdem o controle e atacam a geladeira em busca de gordices (doces, frituras e comidas bem calóricas) para poder conseguir dormir ou voltar a dormir. Embora esses ataques noturnos a geladeira ocorram de forma consciente, algumas pessoas relatam que só se deram conta do estrago que fizeram no dia seguinte, quando acordaram e se depararam com pratos e copos sujos no quarto, pacotes de biscoitos vazios, resíduos de doces…

AUMENTO DE PESO

A Síndrome Alimentar Noturna além da ingestão inadequada de alimentos à noite, também se caracteriza pela presença de outros sintomas como insônia, falta de apetite pela manhã, estresse elevado, alterações bruscas de humor, irritabilidade e ansiedade. Pessoas que apresentam Depressão e Transtorno de Ansiedade são mais suscetíveis a apresentar essa síndrome que produz como resultado bem imediato o aumento considerável de peso; e é certo que a obesidade traz como consequência fatores de risco como a pressão alta, diabetes e alteração de colesterol.

Todos nós sabemos que a ingestão exagerada de comida à noite costuma ser o principal fator responsável pelo aumento de peso, haja vista que no período noturno, o nosso corpo fica em atividade metabólica basal, ou seja, tem um gasto mínimo de energia em suas funções. Assim, o correto do ponto de vista da saúde é concentrar a maior parte da nossa alimentação até às 19:00h, procurando distribuí-la de forma adequada ao longo do dia.

TOMADA DE CONSCIÊNCIA

Ter saúde é essencial para que tudo aconteça em nossa vida. E para que possamos viver bem é necessário termos uma alimentação saudável (e isso inclui além da seleção dos alimentos, o fracionamento deles ao longo do dia); que a gente consiga garantir uma boa noite de sono reparador e que também se priorize a prática de atividades físicas. O sedentarismo e a obesidade são dois grandes vilões que nos roubam o bem estar e a qualidade de vida.

Sabe aquele pensamento popular que diz : “nós devemos tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”, pois é ele concentra uma sabedoria absurda e deveria servir de paradigma para a nossa vida. Nosso dia deveria começar com um ótimo café da manhã e não terminar com um farto jantar!

Embora ainda pouco conhecida, a Síndrome da Fome Noturna é um problema que vem acometendo um número cada vez maior de pessoas. Se até então lhe parecia divertido e lúdico assaltar a geladeira na calada da noite, saiba que com a repetição isso pode se tornar um hábito que vai causar problemas seríssimos à sua saúde. Fiquem atentos!

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.