MENSAGENS APAGADAS, HISTÓRIAS DELETADAS!

 

O mundo online tem sido motivo de muito ciúme e de brigas entre os casais; mais do que isso, vários relacionamentos amorosos terminam por conta de uso abusivo do celular, das mensagens postadas e dos “cuidados excessivos” com o seu smartphone por parte de um dos parceiros, o que deixa o outro inseguro e desconfiado. E quanto mais tempo o marido ou namorado permanece online, mais insegura a parceira fica! O certo é que o mundo digital modificou a dinâmica das relações e, ao mesmo tempo em que facilita as possibilidades de interações e contatos entre os casais, também os afasta pela desconfiança e falta de controle com as demais interações online dos parceiros.

No mundo digital, tudo acontece de uma forma bem mais rápida: protegidas pela telinha, as pessoas ficam mais desinibidas, se arriscam mais e criam intimidade como num passe de mágica. A facilidade de contato com as pessoas e a rapidez com que se consegue informações a respeito de algo ou de alguém é espantosa, isso sem falar na existência de aplicativos como Tinder,  Badoo… que tornam os encontros bem mais fáceis; o snapchat que oportuniza conversas sem deixar rastros ou imagens ou o whatsApp e o Messenger que permitem escrever e apagar depois.

Pois é, o uso que se faz dessa maravilha que é o mundo virtual tem servido também para testar os limites dos relacionamentos, pois, não há como negar, ele tem produzido e criado uma onde crescente de desconfiança. E olha que as pessoas tem se valido disso para invadir, sem o menor constrangimento, a privacidade do parceiro. Dessa forma, passou a ser “natural” para alguns stalkear (investigar o que o outro está fazendo na rede), instalar programa espião, fazer login de e-mail, descobrir senhas para mexer no celular do parceiro enquanto ele está dormindo…, tudo isso em busca de provas de traição.

Até a dinâmica familiar se modificou com a incorporação do mundo virtual em seu cotidiano: as pessoas se mandam mensagens estando na mesma casa, em vez de se deslocar, se falam pelo whatsApp de um quarto para o outro; na hora de dormir muitas vezes as pessoas já estão deitadas, mas cada um com o seu smartphone na mão, pois não resistem à tentação de dar uma última olhadinha; até para castigar os filhos a moeda de punição termina sendo ficar tantos dias sem o celular; além disso, virou um instrumento de localização e controle da vida dos filhos e parceiros.

A infidelidade sempre existiu, não é um episódio gerado pelo mundo online, mas precisamos reconhecer que os aplicativos facilitam bastante os encontros, e que também, o uso abusivo do celular demonstra, no mínimo, outros interesses do parceiro.  E quando as interações virtuais se tornam mais frequentes que os contatos presenciais, isso é um indicador inequívoco de monotonia no relacionamento e afastamento do casal – muitas vezes, as pessoas nem se dão conta de que falar basicamente por mensagens torna a comunicação mais impessoal – “em tempos de whatsApp, falar ao telefone funciona como declaração de amor”. Quase isso!

Então, em qualquer circunstância, seja no mundo real ou virtual, trair é sempre fruto de uma escolha. Escrever e apagar mensagens só serve para ocultar a prova do delito, mas não apaga o que aconteceu. E se seu relacionamento é importante para você, valorize a presença do seu parceiro em sua vida. E a fim de evitar brigas e constrangimentos, enquanto casal defina o que é aceitável e permitido acontecer, seja no mun

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.