IMPULSO X AUTOCONTROLE

 

Todas as mulheres (talvez, quase todas ), mesmo as magras, sempre acham que estão pelo menos 2 kg acima do peso, ou preferia ter um crédito de estar 2 kg abaixo do peso ideal, para poder sentir-se confortável com o seu corpo e com a vida. Mas, nem só as mulheres deviam se preocupar com o peso, pois segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, quase a metade da população brasileira encontra-se acima do peso ideal – o sobrepeso é maior entre os homens (52,6%) do que nas mulheres (44,7%), e esse percentual aumenta consideravelmente com a idade, chegando a atingir 63% entre os homens (de 34 a 65 anos) e 55,9% entre as mulheres (de 45 a 54 anos).

Nossos hábitos alimentares não são bons – ainda comemos poucas frutas e vegetais (deveríamos consumir 5 ou mais porções por dia de frutas e hortaliças) e aumentamos o consumo de alimentos industrializados e produtos prontos para o uso, o que tem alto valor calórico. E para piorar um pouco a situação os índices de sedentarismo são muito altos, mas os homens se exercitam mais do que as mulheres – 39,6% dos homens fazem exercícios com regularidade e entre as mulheres, a frequência é de 22,4%. Assim, não dá para ser saudável estando com excesso de peso e sendo sedentário!

E vejam bem, em se tratando da disposição para fazer dieta, a maioria das pessoas (inclusive eu) tem boas intenções, mas vamos reconhecer que é muito difícil lidarmos com os sistemas de processamento de informações do nosso cérebro, que vive numa eterna briga, entre a tentação de decidir entre o impulso da recompensa imediata (tudo é tão urgente, tudo é tão agora) e a razão (capacidade de reflexão); isto me faz lembrar uma célebre fala do escritor Oscar Wilde, “resisto a tudo, menos às tentações”. Precisamos aprender a ter autodisciplina para não agirmos contra nossos próprios interesses.

Com relação à aparência ideal, prioritariamente, as mulheres sonham em ser magras, pois acreditam que a gordura as deixam feias e as tornam incapazes de serem amadas, enquanto que os homens desejam ser musculosos, pois associam músculos à força, poder e virilidade. E a saúde, quando vai se tornar prioridade?  Manter o peso sobre controle, muito mais do que uma questão estética, deveria ser um compromisso com a saúde. Todos nós deveríamos nos preocupar em manter a pressão, o colesterol e as taxas de açúcar, por exemplo, dentro dos padrões normais.

Não adianta colecionar revistas sobre dietas e calorias, percorrer os consultórios dos endocrinologistas e nutricionistas e muito menos se matricular em academias para não frequentar ou ir apenas para se encontrar com as amigas e só malhar a língua. É preciso ter foco e compromisso com a sua saúde e bem estar. Saiba que a expectativa de vida dos brasileiros subiu para 75,2 anos em 2014, segundo dados do IBGE, e não adianta viver mais se a gente não puder viver com saúde e com chances de continuar dizendo que viver vale muito a pena.

Toda hora é hora para você tomar consciência de que precisa se cuidar. Pare de usar a comida para aliviar a tensão, a ansiedade, a solidão, o vazio interior, a frustração e o tédio da sua vida; a relação com a comida demonstra como a pessoa se relaciona consigo mesma e com o mundo. Sabe aquele conflito interno entre o prazer da recompensa imediata e a reflexão sobre a sua saúde, pois é, tomara que a saúde seja a vencedora. Comprometer-se com uma alimentação mais saudável e com a prática de exercícios físicos regulares, com certeza, lhe ajudarão a ter qualidade vida.

Post Tagged with

2 Responses so far.

  1. Jayna disse:

    This info is the cat’s pamjaas!

  2. tugce diyor ki:17 yaşındayım istanbul ümraniyede yaşıyorum çok aşırıya kaçamadan az buz paketleme işi istiyorum ama 9 aylık küçük bebeğim var bu yüzden eşime yardım etmek istiyorum.. fiyatı ne kadar olursa olsun yeterki eve bir katkım olsun

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.