EU NÃO AGUENTO MAIS TANTA DESATENÇÃO COMIGO!

Muitas mulheres vão se reconhecer nesse artigo e com as descrições acerca de seus relacionamentos amorosos, ou melhor, da postura frequente de seus parceiros: ele não se lembra de datas significativas como o aniversário de casamento ou de namoro de vocês; esquece do que você disse ou pediu, mesmo que isso tenha acontecido há poucas horas; não repara em detalhes importantes para você como seu novo corte de cabelo, a roupa que você está usando ou sequer percebe que a música que está tocando no carro é a mesma que vocês consideram a música tema do amor de vocês; não recorda e descumpre compromissos anteriormente assumidos com você e com os filhos; se atrasa muito ou se esquece de buscar o filho na escola… e tantas outras coisas que são sentidas e vividas por você como desamor ou desinteresse.

Mas, procure prestar atenção e veja se isso acontece também nos outros setores da vida dele e que necessariamente não estão relacionados a você e a família, pois ele também deixa de pagar contas pessoais; pega as coisas e vai largando por onde passa e depois não se lembra onde as deixou; falta compromissos; perde objetos; quando vai preencher um formulário, normalmente se engana e preenche no lugar errado; recebe multas por desatenção; tem dificuldade em se manter em uma mesma atividade por muito tempo, especialmente se o que ele estiver fazendo é algo monótono; tem muita pressa em concluir tarefas que ele não goste; demonstra muita inquietação; nunca lê um manual de um equipamento que tenha comprado, aprende por tentativa e erro; se excede na bebida e parece que vive no mundo da lua. Se o seu parceiro se enquadra nessa descrição, existe uma grande probabilidade dele ser portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH.

TUDO COMEÇA NA INFÂNCIA

O TDAH é um transtorno neurobiológico, com forte componente hereditário, que afeta o desempenho e a auto-estima, interfere no convívio social, dificulta o ajuste emocional e traz prejuízos nos diversos ambientes do cotidiano da pessoa e isso inclui a vida familiar e conjugal. Esse transtorno que atinge cerca de 5% da população pode ser o responsável por tantas dificuldades do seu parceiro e assim, nada do que aconteça ou deixe de acontecer, por esquecimento ou desatenção é pessoal e significa desamor.

O Déficit de Atenção sempre começa na infância,  por isso é fundamental se buscar informações no passado, se fazer um levantamento das dificuldades apresentadas na vida escolar  para se fechar um diagnóstico. Muitas crianças que foram taxadas de bagunceiras, preguiçosas e vadias, na verdade eram portadoras de um transtorno que as impedia de se concentrarem e determinava seu fraco desempenho escolar. Na fase adulta e na adolescência é comum diminuírem os sintomas da hiperatividade e da impulsividade e permanecerem os sintomas da desatenção.

ELE VIVE NO MUNDO DA LUA

Conviver com um adulto portador de TDAH requer muita paciência, casar com um, mais ainda. Eles se cansam facilmente das coisas, tem muita dificuldade em lidar com rotinas e em se adaptar a qualquer situação que exija concentração e disciplina. Dessa forma, os efeitos do Déficit de Atenção no casamento são consideráveis e levam um dos parceiros a se sentir sobrecarregado e reclamar o tempo todo das falhas, desatenções e erros do outro, que por sua vez também não agüenta mais ser alvo de tantas reclamações.

O TDAH como tantas outras doenças não tem cura, mas tem tratamento (medicação e psicoterapia). Incentive o seu parceiro a buscar ajuda e a se tratar. Caso a doença seja diagnosticada e tratada a sua tolerância com ele vai aumentar, os motivos causadores das brigas vão diminuir e vocês, provavelmente, viverão bem melhor. O que vocês estão esperando?

 

Post Tagged with

2 Responses so far.

  1. Yasmin Vieira de Sousa disse:

    Gente me ajuda…eu to mt desesperada!
    Eu tenho TDAH,e estou namorando a 3 anos,eu acho q não sou uma boa namorada, e em uma briga meu namorado disse q eu não entendo ele…oq eu faço?

  2. Patricia Da Silva disse:

    Impressionante, o texto descreve perfeitamente meu esposo!
    Tirou qualquer dúvida, que eu tivesse a respeito!
    Muito obrigada!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.