Erotização precoce

 

É através da imitação que as crianças aprendem muitas coisas como falar, andar, se comportar. Antigamente, a mãe era a referência mais presente na vida das meninas (andavam pela casa com nossas roupas, nossos sapatos… e nos sentíamos envaidecidas com isso). Com a ausência das mães em casa (estão trabalhando), a televisão passou a ser uma influência muito forte – elas querem se vestir, dançar e se comportar igual ao que vêem na TV, ou seja, de uma forma adulta e erotizada, como as dançarinas de Axé ou de funk. Termos pejorativos como “tchutchucas, popozudas, cachorras, preparadas…” fazem parte do seu vocabulário e (não vai nenhum preconceito contra o axé e o funk enquanto movimento cultural), mas eles têm contribuído para disseminar uma “vulgaridade erotizada”, embora a erotização esteja presente na sociedade como um todo.

As meninas, apesar de terem um amadureciemento biológico precoce, não têm maturidade psicológica para lidar com os estímulos sexuais disseminados pela mídia e estimulados pela própria família. Atitudes que podem até ser ingênuas (dança a música da popozuda pra titia ver; perguntas do tipo “tu já tens namorado?” para uma criança) terminam incentivando-a a uma “adultização” e erotização precoce.

 

O PAPEL DA MÍDIA

 

A televisão tem uma influência muito grande no comportamento social das pessoas e ao reproduzir uma erotização excessiva da imagem feminina, com cenas de sexo e nudez (garantia de audiência), estimulam a sexualização precoce nas crianças que aprendem a ver o sexo de uma forma vulgar e as relações afetivas banalizadas. As crianças, muitas vezes, não compreendem o que estão vendo e passivamente assimilam imagens por não dispor de mecanismos que as protejam do mundo adulto. Há uma ausência de regras sobre a veiculação da sexualidade e violência e uma inadequação com os horários da programação e, assim, as crianças terminam tendo acesso à sexualidade e à violência do mundo adulto, antes do tempo.

É importante que os pais saibam que o que o filho está assistindo na TV. Proibir não é a melhor medida, o ideal é que você converse com eles, fazendo sim uma triagem do que eles podem ou não assistir, vendo alguns programas juntos, questionando e deixando bem claro o que pensa. Nossos filhos não se sentirão reprimidos e sim protegidos com isso!

 

A INFÂNCIA ROUBADA

As crianças estão tendo sua infância roubada por uma “adultização” e “sexualização” precoces. É preciso garantir um tempo para que elas possam ser crianças, diminuindo o excesso de atividades a que elas são submetidas, garantindo um tempo para brincadeiras e controlando a permanência delas diante da TV. Saiba que a erotização precoce pode afetar a saúde física e psicológica; a aprendizagem e o desenvolvimento sexual; e também o precesso de maturidade das crianças. A sexualidade infantil é diferente da do adulto (a criança não é um ser assexuado, sente prazer e tem erotismo), pois “não consegue organizar todos os impulsos eróticos em um todo coerente, esse processo se dá aos poucos em direção a genitalidade”.

Não podemos ter certeza do que acontecerá às crianças ao viverem a erotização antes do tempo, mas podemos afirmar que estarão mais propensas a: iniciarem a vida sexual mais cedo; se protegerem menos pois, não pensam nas conseqüências; terem distúrbios alimentares; apresentarem mau desempenho escolar; engravidarem na adolescência; terem envolvimento com drogas; praticarem abortos; fracassarem nas relações afetivas pois, deslocam para sexualidade toda a sua afetividade… Impor limites aos jovens e poupar as crianças de vivenciarem as questões do mundo adulto (dizer “isso não é pra sua idade”) é nosso papel. Vamos devolver-lhes a infância: crianças não são pequenos adultos!

6 comentários

  1. Wow, fantastic blog format! How long have you ever been blogging for?
    you made running a blog look easy. The overall look
    of your website is fantastic, as well as the content material!
    You can see similar here ecommerce

  2. Normally I don’t read article on blogs, however I wish
    to say that this write-up very forced me to check out and do it!
    Your writing style has been amazed me. Thanks, very great article.
    I saw similar here: Sklep

  3. Superb site you have here but I was wondering if you knew of any forums that cover the same topics discussed here?
    I’d really love to be a part of group where I can get comments from other experienced individuals
    that share the same interest. If you have any
    suggestions, please let me know. Many thanks!
    I saw similar here: Dobry sklep

  4. Hey! Do you know if they make any plugins to assist
    with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good
    results. If you know of any please share. Kudos! You can read similar article here: Ecommerce

  5. Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine
    Optimization? I’m trying to get my website to rank for some
    targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Thanks! You
    can read similar article here: List of Backlinks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *