ERA UMA VEZ…

 

Você costuma ler ou contar histórias infantis para os seus filhos ou crianças próximas a você? Se você já faz isso, continue fazendo; se você ainda não tem esse hábito, passe a tê-lo, pois as histórias ajudam a criança a entender o mundo em que vivem, a aprender valores morais (costumes e regras estabelecidas por cada sociedade) e éticas (reflexão sobre a moral), além de lhes ensinar o valor e o prazer de ler e aprender as coisas da vida. Quando uma criança ouve uma história, se envolve com ela, se imagina fazendo parte daquele contexto, se identifica com alguns personagens e passa a torcer por eles – por isso é tão comum à criança interromper a narrativa para fazer comentários que demonstrem claramente a sua preferência.

A infância é um período de construção de muitas histórias! Viver a fantasia, estabelecer viagens imaginárias, brincar, tudo isso é um treino para a vida adulta. Ao contar e ouvir histórias a criança brinca com a sua imaginação, pois as histórias nada mais são do que brinquedos verbais que a criança arruma, encaixa e entende a sua maneira. E as histórias com que elas mais se identificam, elas pedem que a gente conte inúmeras vezes e se, por qualquer descuido, a gente modificar algum trecho sem o consentimento delas,imediatamente nos corrigem e restabelecem o enredo original.

HISTÓRIAS DE MÃE

Que mãe nunca contou para um filho que apresentava alguma dificuldade, uma história com um foco bem dirigido,tipo essa:“Era uma vez uma garotinhalinda, esperta, curiosa, amada e que gostava muito de brincar, chamada Maricotinha. Todo dia, na hora do almoço e do jantar era o maior problema porque ela não queria parar de brincar para comer e a mãe dela acabava ficando furiosa; de nada adiantavalhe explicar que ela precisava comer direitinho para crescer com saúde, aprender direitinho na escola e ter forças para brincar. A Maricotinha não obedecia a sua mãe e fazia a maior confusão para comer.

E como não comia direito, a Maricotinha era muito fraquinha! E tudo começou a mudar a partir do dia em que fizeram uma seleção para escolher os times que iriam concorrer aos jogos internos de sua escola e ela não foi escolhida para nada: como era de se esperar, ela não teve forças para puxar a corda no cabo de guerra, não conseguia arremessar a bola para o outro lado no cemitério, não tinha resistência física para correr nas brincadeiras de pira… Ela voltou para casa chorando muito e, a partir daí,passou a comer tudo o que a mãe colocava no prato dela e assim, nos jogos seguintes ela foi a primeira a ser escolhida para compor o time da sua sala. (essa história fazia sucesso com a minha Clarice, que era uma criança difícil para comer).

VIAGENS IMAGINÁRIAS

A verdade é que o nosso cérebro está acostumado a pensar por meio de histórias e sendo assim,na vida dos adultos se percebem muitas coisas que fazem parte de uma cultura infantil como o gosto por desenhos animados, revistas em quadrinhos, vídeo games, colecionar bonecos de filmes, carrinhos… E isso só demonstra que, em qualquer idade, nós todos precisamos da fantasia para aquecer os nossos corações e deixar a vida com gosto de alegria.

As histórias infantis elas são trazidas para a vida das crianças pelos adultos, e não importa a forma como eles surgiram, se foi através da transmissão oral, de livros, filmes ou revistas, o mais importante é que elas precisam apresentar um final feliz, promovam a interação familiar, sejam estímulos de carinho e aconchego, cumpram um objetivo moral e ético desejado pelos adultos, incentivem o gosto pela leitura e ilustrem diferentes formas de pensar a realidade. É isso! Vamos inundar o mundo com histórias que promovam a alegria, o amor, o respeito às diferenças e a paz.

 

 

7 comentários

  1. Wow, marvelous weblog layout! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you made blogging glance easy. The overall glance
    of your web site is magnificent, as neatly as the content material!

    You can see similar here sklep online

  2. I’m amazed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and without a doubt, you’ve hit the nail on the
    head. The problem is something that too few folks are speaking intelligently about.
    I’m very happy that I came across this during my hunt
    for something regarding this. I saw similar here: Dobry sklep

  3. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m
    trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Thank you! You can read similar article here: Ecommerce

  4. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Cheers! You can read similar art here: Hitman.agency

  5. Wow, superb weblog layout! How lengthy have you ever been running a blog
    for? you make blogging glance easy. The full look of
    your web site is wonderful, as neatly as the content! You can see similar
    here sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *