ENSINA TEU POVO A REZAR!

 

 

                Estamos vivendo mais um Círio! E nós, Nossa Senhora de Nazaré, seus filhos, devotos e amados, que chegamos de todos os cantos e nos juntamos aos que aqui moram, mais uma vez, nos unimos nessa corrente de amor, solidariedade e fé para lhe homenagear e suplicar que nos ensine a rezar – “Ensina teu povo a rezar. Maria, mãe de Jesus. Que um dia teu povo desperta e na certa vai ver a luz. Que um dia teu povo se anima e caminha com teu Jesus.” (Padre Zezinho). Ensina-nos, doce mãe, a não perder a fé e, mesmo nos momentos mais difíceis, que a gente nunca deixe de acreditar que o teu sagrado manto vai iluminar nossos caminhos e fazer renascer a esperança e a fé em nossos corações.

Nossa Senhora de Nazaré, vós que sois a grande mãe amorosa de todo povo paraense e nossa maior referência de amor e bondade, nos ensina a rezar para agradecer por tudo de bom que temos na vida e também pelas coisas que não nos trazem alegria e nem felicidade, pois se veio pra nós é porque precisamos e damos conta, Deus não nos dá cruz maior do que podemos carregar. É certo que todas as circunstâncias da vida contribuem para nos transformar em pessoas melhores, a ter empatia pelo sofrimento dos outros e a nos compadecer com as dores do mundo.

ENSINA TEU POVO A AMAR

No Círio, a solidariedade é amplamente exercida como um ato de amor. As pessoas distribuem café da manhã para quem passou à noite inteira acordada guardando o seu lugar na corda; abrem a porta da casa para hospedar e receber parentes e amigos para o tradicional almoço do Círio; distribuem água durante a procissão; cuidam das pessoas que se sentem mal; colocam papelão no chão para os penitentes que cumprem a promessa de acompanhar a procissão de joelhos… São tantas as manifestações de amor ao próximo! Sei que ficas feliz com isso, mãezinha do céu!

Nesse dia, ninguém economiza colo, carinho e aconchego e tudo isso porque todos nós sabemos que, no Círio, mais do que em qualquer outro momento, tu percorres as ruas de Belém e, se perceberes que algum dos teus filhos está sem ter o que comer, o que vestir e onde morar, tu te entristeces e vais cobrar de nós uma atitude de amor ao próximo. Nós bem sabemos o que tu nos ensinaste, mãe querida!

ENSINA TEU POVO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS

Nazica, nossa mãe, tu proteges a todos os teus filhos com suavidade e doçura, sem discriminar ninguém e sem exigir comprovação de credo religioso, classe social, cor, sexo ou idade; todos são teus filhos amados. Já devíamos ter aprendido contigo a viver o Círio como uma promessa de vida e de paz no nosso coração, mas alguns dos teus filhos têm dificuldade de acolher um irmão porque não aprendeu a respeitar as diferenças e isso é essencial para que a gente aprenda a viver em paz.

Nós sabemos Nazarezinha (carinhosamente a chamamos de tantas formas e isso não tem nada de desrespeitoso, é uma forma carinhosa de te sentirmos mais perto) o quanto o teu amor e paciência são infinitos, mas alguns dos teus filhos têm abusado disso e cometido muitos deslizes, quem sabe até eu não me incluo nessa lista. De qualquer forma, cada Círio é uma oportunidade especial para que, além de pedir e agradecer, possamos renovar a nossa fé e nos empenhar mais na construção de um Pará mais fraterno, mais amoroso, mais justo e mais solidário. Nossa Senhora de Nazaré abençoe a nós todos! Feliz Círio pra nós!

 

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.