EM BUSCA DE UMA ESTÉTICA MAROMBADA

Insatisfeitos com o seu corpo e buscando um novo modelo de beleza, o de supermúsculos, uma grande quantidade de pessoas (homens e mulheres, de diferentes idades) tem recorrido ao uso dos Esteroides Androgênicos Anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes. Essas substâncias, em geral, são derivadas da testosterona, hormônio responsável, entre outras coisas, por muitas características masculinas, tendo um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana, mas muitas vezes os anabolizantes são usados como forma de encurtar caminho e conseguir mais rapidamente o corpo desejado: sarado e com percentual de gordura corporal muito reduzido.

Os anabolizantes, quando entram em contato com as células do tecido muscular, aumentam o tamanho dos músculos do corpo, ou melhor, os músculos ficam tão inchados, a pele fica tão esticada que as veias aparecem muito e nem correndo nada se move do lugar ou balança. Acontece que, essa moda de ganhar músculos e força física com hormônio costuma trazer imensos prejuízos para a saúde; anabolizantes só devem ser usados com orientação médica, normalmente no tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular.

 

                                          EFEITOS COLATERAIS

O uso de anabolizantes sem orientação médica pode causar efeitos colaterais, tanto em homens como em mulheres, como: risco de problemas cardíacos; desequilíbrio do colesterol – o bom (HDL) cai e o ruim (LDL) sobe, o que aumenta as chances de um acidente vascular; aumento da pressão arterial; aumento de acnes; queda do cabelo; comprometimento dos rins e fígado; retenção de líquido no organismo ; aumento da agressividade e da ansiedade e pode detonar transtornos psíquicos em quem já tinha predisposição, entre outras coisas.

No caso das mulheres, os supermúsculos vão contra a estrutura física feminina, pois elas precisam ter níveis mais elevados de gordura para se manter saudável. Além desses efeitos citados acima, o uso de anabolizantes costuma produzir características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pelos acima do normal no corpo. Além disso, aumenta o tamanho do clitóris, produz irregularidade ou interrupção da menstruação, diminuição dos seios e aumento do apetite. Nos homens, o excesso do hormônio pode ocasionar o aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem de espermatozoide e calvície; e em se tratando de adolescentes o estrago pode ser pior ainda, pois pode comprometer o crescimento, acelerar a maturação óssea e provocar um desenvolvimento sexual precoce.

                           O CANTOR NETINHO

Uma das vítimas famosas dos anabolizantes foi o cantor baiano Netinho. Quem assistiu a uma entrevista dele no programa Altas Horas, do Serginho Groisman, deve ter se assustado, como eu, ao vê-lo magérrimo, envelhecido e quase sem voz. Pois é, esse rapaz quase morreu, ficou internado por sete meses devido a complicações no fígado provocadas pelo uso de anabolizantes. Em entrevista, Netinho assume o uso de anabolizantes e declara seu erro “… o susto foi quando passei mal no ano passado e fiz novos exames. O meu fígado já estava completamente debilitado. Esse assunto é muito sério e eu não tinha noção. O meu caso serve para alertar os jovens que fazem uso desenfreado de anabolizantes para ficarem mais bonitos e fortões. As pessoas têm que gostar de você do jeito que você é.”.

Então, é preciso que as pessoas se convençam de que usar anabolizantes com a intenção de ficar marombado pode trazer sérios riscos a sua saúde, inclusive, mesmo depois da interrupção do uso de anabolizantes muitos efeitos colaterais permanecem. Assim, a melhor e mais saudável maneira de você melhorar o seu condicionamento físico e o seu corpo é praticando esportes, malhando e tendo um controle alimentar adequado, os resultados virão no tempo devido.

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.