DITADURA DO CORPO PERFEITO

 

Todos nós já nos flagramos nos olhando no espelho e desejando perder uns quilinhos, eliminar a barriga e os pneus  indesejáveis, modificar o cabelo, arrebitar o nariz …Todos esses desejos são normais e saudáveis, desde que isso não se torne uma obsessão em busca de formas perfeitas, nos torturando durante boa parte do nosso dia.

A mídia fabricou um ideal de corpo com músculos definidos e a menor quantidade de gordura possível,e que não esta ao alcance da maioria  da população. Este ideal de perfeição interfere na vida de todos nós , até as crianças, imitando o comportamento dos pais, passaram a se preocupar com  coisas que não deveriam fazer parte do universo infantil.  Mas as mulheres são as mais atingidas pois se acham na obrigação de ter que corresponder as expectativas sociais de beleza, para poder ter mais prazer sexual, prestigio e com isso ter direito ao amor e a felicidade .

Tem crescido o interesse masculino por uma boa aparência física, mas mesmo fora de forma ou com barriguinha , os homens se sentem paquerados e desejados, embora muitos cobrem das suas mulheres a perfeição das formas.

INDUSTRIA DA BELEZA

A indústria da beleza movimenta milhões. O Brasil é o 5º maior mercado consumidor de cosméticos do mundo.  Estamos entre os países que mais realizam cirurgias plásticas. A cada dia surgem novos tratamentos que prometem “milagres” no tocante a emagrecimentos e redução de medidas.A fortuna movimentada pela industria da beleza criou o vício da sedução e ser belo passou a ser um seguro contra a fragilidade humana em todas as esferas.

Há uma massificação de um padrão que tenta nos unifomizar a todos, negando exatamente o que nos caracteriza e nos diferencia, criando um padrão estético corporal de beleza. Precisamos resgatar valores como cuidado com o outro, afeto, solidariedade, caráter…

FEIO É SEU MAU- CARÁTER

Nunca, em nenhum outro momento histórico, se investiu tanto (tempo e dinheiro) em busca de um corpo perfeito.A sociedade pós-moderna é caracterizada pela cultura do narcisismo! Esta preocupação com o corpo perfeito vem em resposta aos anos de repressão moral pela qual o corpo passou, sendo considerado como fonte de pecado (culpa pela sexualidade). Hoje o pecado se tornou alimentar  – saiu da cama e foi para mesa .

O culto ao corpo deixou de ser uma preocupação com a saúde e passou a exigir de nós uma perfeição de formas e que muitas vezes acaba produzindo doenças como Transtornos de Imagem, os distúrbios alimentares como anorexia (deixa de comer) e a bulimia (come e depois tenta se livrar do que comeu) além de provocar ansiedade, tristeza e até mesmo depressão.

Devemos sim freqüentar academias, praticar esportes, usar cremes,fazer tratamentos de beleza, buscar ajuda nas cirurgias plásticas para corrigir as imperfeições que de fato nos incomodam…mas também aprender a aceitar nossas imperfeições. NADA DE QUERER VIRAR OUTRA PESSOA, O IDEAL É VOCÊ SE TORNAR A MELHOR VERSÃO DE VOCÊ MESMA, além do que, o melhor tratamento de beleza é a auto-estima.

A nossa eterna musa da beleza, Marta Rocha (aquela que perdeu o concurso de miss universo por ter duas polegadas a mais)  declarou recentemente : Feio, é ser mau – caráter.  E ela está coberta de razão.

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.