DIREÇÃO AGRESSIVA

É impressionante como algumas pessoas, tidas pelos outros como amáveis e calmas, assim que se sentam à direção de um carro, transformam-se em alguém violento e agressivo. Imagine, então, as pessoas que já são “normalmente” irritadiças? Essas, se envolvem ainda mais em situações de risco no trânsito. E você, como reage quando alguém querendo lhe ultrapassar, joga luz alta ou lhe dá uma cortada? Você devolve a luz alta; faz um gesto obsceno e xinga o outro condutor; reduz a sua velocidade e não dá passagem para irritá-lo;  ou pensa “deixa esse louco passar e ficar bem longe de mim? Tomara que você funcione de acordo com a última opção e seja uma pessoa que consegue manter o sangue-frio no trânsito e não transforme a rua num ringue.

Preste atenção nos seus movimentos: se você está dirigindo apertando demais o volante, rangendo os dentes, fumando compulsivamente, esbravejando por tudo, xingando a todos, criticando o modo de dirigir das pessoas a sua volta, não tenha dúvida, o seu cortisol (hormônio responsável pelo estresse) e a adrenalina (hormônio associado ao estresse) devem estar lá em cima, provocando um aumento do batimento cardíaco e da freqüência respiratória e você muito estressado

.

um dos maiores motivos de estresse no trânsito é o fato de que as pessoas que estão dirigindo se sentirem pressionadas pelos horários e as obrigações do dia-a-dia. É a síndrome da pressa  que colabora para tornar o trânsito insuportável, além de outros fatores como o barulho das ruas, da má educação de motoristas e pedestres; do calor excessivo e o fato das pessoas usarem os veículos como instrumento de poder – caminhões e ônibus se prevalecem do tamanho dos veículos, ameaçam os carros de passeio e esses também se impõe aos outros dependendo do tamanho; e motoqueiros , imprudentemente estabelecem um zig-zag no meio dos carros.

É fato que as cidades cresceram sem nenhum planejamento e que, com o número de veículos aumentando assustadoramente, o trânsito se transforma em um grande gerador de estresse, mas não é brigando com os outros  que você vai enfrentar o caos, muito pelo contrário, muitas brigas no trânsito, resultado de rompantes de agressividade, terminam em um fim trágico, provocando a morte de pessoas que poderiam estar vivas e, até quem sabe, lendo este artigo.

Manter a calma no volante é um desafio para todo mundo, principalmente para quem precisa passar muitas horas dirigindo. Algumas posturas ajudam a aliviar o estresse no trânsito: saia para um compromisso com folga de horário para evitar atrasos; escolha caminhos alternativos para fugir do trânsito; ouça música enquanto dirige, de preferência lenta; faça movimentos de forma lenta, com o objetivo de relaxar; pense em coisas agradáveis que você deseja fazer durante o seu dia. Um traço marcante em nossa identidade cultural é a afetividade e o acolhimento. Que a gente se esforce para ser mais delicado e educado no trânsito, respeitando os demais condutores e pedestres e dirigindo defensivamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.