DÁI-NOS A BENÇÃO SENHORA DE NAZARÉ!

Só quem já participou de um Círio sabe o que é viver essa festa de emoção e de fé, que mobiliza os paraenses e modifica o movimento da cidade. A verdade é que nos preparamos para receber Nossa Senhora de Nazaré, com todas as demonstrações de amor, devoção e afeto que a mãe dos paraenses merece e, como filha, santa mãe amorosa, em nome de todos os seus filhos, lhe peço que “cubra-nos com seu manto de amor. Guarda-nos na paz desse olhar. Cura-nos as feridas e a dor e nos faz suportar”.  Ensine-nos a ter humildade e resignação!

Nas caminhadas da vida, os trajetos nem sempre são tranquilos e fáceis… Muitas vezes nos deparamos com obstáculos e dificuldades que nos fazem sofrer e até nos imobilizam por algum tempo, mas mesmo diante das circunstâncias desfavoráveis da vida precisamos de forças para seguir em frente e continuar nossa caminhada em paz. Assim, com humildade lhe pedimos que nos ajude a ter forças para que “as pedras do nosso caminho, nossos pés suportem pisar e mesmo feridos de espinhos nos ajudem a passar”. Ajude-nos a ter perseverança e determinação!

NAS CAMINHADAS DA VIDA…

Na vida nem tudo são flores. As pessoas despertam em nós sentimentos e emoções agradáveis como alegria, encantamento, ternura, paz e felicidade, mas também nos mobilizam tristezas, mágoas, decepções, ressentimentos e raivas, e como, muitas vezes, por não conseguirmos agir com serenidade, em resposta ao que estamos sentindo, tendemos a responder na mesma sintonia, a querer pagar na mesma moeda, então lhe rogamos que “se ficaram mágoas em nós, mãe tira do nosso coração e aqueles que nós fizemos sofrer pedimos perdão”. Direcione-nos no caminho da verdade e do perdão!

Quando tudo está indo bem na vida da gente, quando nós, nossa família e as pessoas a quem estamos mais intimamente vinculadas estão bem de saúde e nada de muito ruim ou trágico está acontecendo conosco e com eles, tudo parece ir bem e a vida segue sem maiores alterações; porém, quando nos deparamos com a dor e o sofrimento e diante dos impedimentos e dificuldades , nos sentirmos fracos, sem forças e “se nós curvarmos nosso corpo na dor nos alivia o peso da cruz e interceda por nós, nossa mãe, junto a Jesus”. Fortaleça-nos para que possamos ter resiliência sempre que necessário!

RESPEITO E DEVOÇÃO

                Na vida do paraense o tempo é contado a partir do Círio, tudo acontece antes ou depois do segundo domingo de outubro. A festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do nosso Estado, faz parte da nossa identidade cultural e como tal transcende a escolhas religiosas. Para nossa Senhora de Nazaré, todos nós somos seus filhos amados, não importa que credo religioso professamos, nem idade, nem sexo, nem condição social e financeira, pois a Santinha, como uma mãe generosa e amorosa, não discrimina ninguém, acolhendo a todos nós em seu divino manto.

O Círio, mais do que em qualquer outra data é tempo de pedir com fé que “Nossa Senhora nos dê a mão, cuide do nosso coração, da nossa vida, do nosso destino, do nosso caminho. Cuide de nós!” É também tempo de agradecer por tantas graças alcançadas, cumprir as promessas feitas durante o ano, acolher com carinho as pessoas em nossa casa, exercitar a generosidade e a caridade com todos os que precisam e celebrar a fé, o amor, a gratidão e a esperança de dias melhores para nós e nosso povo. Viva Nossa Senhora de Nazaré! Feliz Círio para todos nós!

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.