CUIDADO COM OS PREDADORES PSÍQUICOS!

 

Quem assistiu ao filme “O silêncio dos inocentes” por certo se lembra da atuação magistral do Anthony Hopkins, interpretando Hannibal, um assassino frio e sedutor, um psicopata, que aparece com o rosto trancado em uma máscara, para evitar que mordesse suas vítimas até matar. Vários psicopatas se tornaram conhecidos pelos atos de crueldade e crimes truculentos que cometeram, como “o maníaco do parque”, “o enfermeiro da morte”…, porém, se engana quem pensa que os psicopatas têm sempre o perfil de assassinos, aliás, a maioria exercita a sua capacidade de fazer o mal de outra forma.

Então, a psicopatia é um transtorno de personalidade e sua incidência corresponde a 1% da população mundial, ou seja, 1 a cada 100 pessoas são psicopatas (as mulheres são menos afetadas que os homens); nós cruzamos com eles diariamente, e como nem sempre é fácil reconhece-los, pois suas funções cognitivas e mentais são normais, muitas vezes, só percebemos quem eles são depois que eles já fizeram muito estrago na vida da gente. Sabe aquela pessoa que você reconhece como sendo um mau caráter, que vive tramando contra os outros? Pois é, muito provavelmente, trata-se de um psicopata.

Eles são frios e calculistas, sua principal característica é a ausência de emoções. Não se envolvem com nada e não sentem amor por ninguém. São inteligentes, sedutores e envolventes; não demonstram arrependimento, remorso ou culpa por algo que tenham feito; são de um egocentrismo absurdo; não sentem empatia e não tem escrúpulos, fazem qualquer coisa para conseguir o que querem; mentem, tramam, manipulam e não estão nem aí para o sofrimento dos outros; não demonstram a mínima preocupação com a consequência que seus atos podem trazer para outras pessoas. São capazes de prejudicar alguém por motivos insignificantes.

Como são hábeis em representar papéis, seus comportamentos sociais parecem ajustados. Ai de quem atravesse o caminho de um psicopata! Como eles não conseguem estabelecer uma relação estável com ninguém e o desejo deles é o que conta, eles se irritam muito quando não conseguem o que querem. Por isso, são capazes de cometer atrocidades sem a menor culpa e, de nada vale os apelos das suas vítimas para que ele acabe com aquela tortura, seja ela física ou psicológica, eles são insensíveis e sentem prazer em demonstrar sua “superioridade” sobre alguém.  Não sentem dó e nem piedade.

Normalmente, as mulheres costumam começar a perceber que caíram nas garras de um predador social quando acontece um fato que mobiliza a compaixão de todos, como uma morte trágica ou um crime hediondo e ele mostra-se insensível (ausência de compaixão, culpa ou remorso são características muito marcantes nos psicopatas); além disso, são mentirosos compulsivos; tem uma fala grandiosa, mesmo que demonstre uma falsa humildade; estão sempre manipulando os outros para conseguirem o que querem; e  não conseguem viver afetos, embora façam um discurso convincente de amor.

Não é sem motivo que todas as novelas giram em torno de personagens manipuladores, insensíveis, cruéis e perversos com os familiares, como Tião (José Mayer), Magnólia (Vera Holtz), Ciro (Thiago Lacerda) na novela Lei do Amor; agora, como é Novela, pode ser que até o final da trama um deles se arrependa das maldades e fique bonzinho (como o Félix, em Amor à vida). Porém, na vida real isso não acontece, não há tratamento para a Psicopatia pois se trata de em traço de personalidade. Vamos ficar atentas!

 

 

Post Tagged with

2 Responses so far.

  1. Lavinia disse:

    That’s a brilliant answer to an inteserting question

  2. Oh Vix, you know my adoration of Welsh tweed, what a delicious find the hat is. Our Alfie is having similar skin problems and has just been put on a special vets diet. I've been saying I'll set up a facebook page for months, still not got around to it, lazy bugger lol. Have a great weekend. X

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.