CRIANÇA TAMBÉM SOFRE DE DEPRESSÃO

 

A Depressão é um transtorno de humor que acompanha a humanidade ao longo dos tempos, afeta 4,4% da população mundial e atinge 5,8% dos brasileiros. Caracteriza-se pela tristeza profunda e persistente, apatia, desânimo, cansaço, pessimismo, ausência de prazer, isolamento, perda de interesse pela vida e pode culminar em pensamentos suicidas. Infelizmente, nem as crianças e jovens escapam desta triste estatística – estima-se que atinja 8 milhões de crianças no Brasil e, o que é pior, estes números tendem a continuar crescendo. Por tudo isso, a Organização Mundial de saúde considera a Depressão como o mal do século XXI.

Diferente do adulto que sabe verbalizar suas sensações e sentimentos, a criança não consegue perceber e descrever direito o que sente quando está deprimida, normalmente se queixa de dores físicas. Assim, é preciso que os pais estejam muito atentos às mudanças de padrão de comportamento de seus filhos, pois isso costuma ser sinal de que alguma coisa não vai bem com eles. A criança deprimida apresenta uma tristeza contínua, costuma ficar irritada por pouco, chora por qualquer motivo, dorme mal, torna-se extremamente insegura, mostra-se agressiva, rebelde e hiperativa, demonstra perda de interesse por coisas que antes eram muito prazerosas para ela, torna-se pessimista e se isola, tem queda no seu rendimento escolar…

Além de fatores genéticos (filhos, netos e bisnetos de pessoas que tiveram depressão têm maior probabilidade de vir apresentar a doença), alguns fatores podem funcionar como gatilho para o surgimento de um quadro depressivo, tais como: excesso de cobranças e atividades na rotina da criança; escassez de tempo livre para ser criança e poder brincar; bullying; perda de um ente querido ou animal de estimação; rejeição ou abandono familiar; abusos físicos ou psicológicos; alterações repentinas no padrão de vida; elevado grau de estresse familiar; separação dos pais (especialmente quando ocorrem em clima de brigas e agressões).

A verdade é que a vida moderna, com todas as suas circunstâncias e urgências, tem adoecido a todos, inclusive as crianças e adolescentes que ainda não aprenderam e não sabem lidar com tantas cobranças, frustrações e perdas. Além de terem suas necessidades básicas satisfeitas (moradia, alimentação, saúde e segurança), para crescerem e se desenvolverem de forma saudável, as crianças precisam ser atendidas em suas necessidades de amor, carinho e atenção. Uma criança que tem a felicidade de crescer em um ambiente familiar amoroso, organizado e saudável, que é respeitada em suas necessidades infantis, mais dificilmente virá a apresentar um transtorno emocional.

Mas, como não podemos blindar nossos filhos do sofrimento, o jeito é nos mantermos presentes e vigilantes; e se percebermos que eles apresentam mudanças comportamentais (no mínimo por um mês) que estejam interferindo na saúde, na vida social e no desempenho escolar deles, é hora de procurarmos ajuda especializada, pois eles podem estar apresentando um quadro depressivo.

200 comentários

  1. Wow, awesome blog format! How lengthy have you ever been blogging for?
    you make running a blog look easy. The overall look of your web site is magnificent, let alone the content!
    You can see similar here dobry sklep

  2. Magnificent goods from you, man. I have
    understand your stuff previous to and you are just extremely
    great. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way
    in which you say it. You make it enjoyable
    and you still take care of to keep it sensible.
    I can’t wait to read far more from you. This is really a tremendous website.

  3. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist
    with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog
    to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good success. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar blog here: Sklep

  4. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good results. If you know of any please share.
    Appreciate it! I saw similar blog here: Backlinks List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *