COMO TER SUCESSO E SER FELIZ!

 

Esse título parece bem interessante e, com certeza, poderia ser o título de um livro de autoajuda (se é que já não existe um com esse nome), aqueles textos que têm por objetivo desenvolver capacidades, aprimorar habilidades, promover o autoconhecimento, e ajudar as pessoas a superar problemas, enfrentar dificuldades e, em última instância realizar sonhos. Exageros a parte, mas a verdade é que muitos livros identificados nesse segmento de autoajuda vendem a ideia de que tudo é viável e possível, desde que a pessoa se organize, tenha disciplina e siga as orientações ali contidas.

De um modo geral, os livros de autoajuda tornaram-se um lucrativo ramo editorial no mundo inteiro e esse sucesso todo não acontece por acaso. Cada vez mais, o cotidiano da vida moderna está repleto de urgências, cobranças, dificuldades e incertezas e isso tem deixado as pessoas muito desencontradas e perdidas e, sendo assim, é muito alentador poder dispor de um mecanismo que mostre como elas podem fazer uso de seus próprios recursos mentais para alcançar seus objetivos e solucionar problemas, sejam eles de cunho amoroso, familiar, ligados ao mercado de trabalho, emocional ou psicológicos.

ENTÃO…

É claro que esse sucesso todo não aconteceria se as pessoas não se sentissem ajudadas e atendidas em suas necessidades e desejos. Para começar, eu quero deixar claro que reconheço que alguns desses livros, infelizmente a minoria, são muito interessantes e bem inscritos e que, mesmo os livros  não tão interessantes costumam levar as pessoas a refletirem sobre seus desejos e necessidades e isso é muito bom; agora, eles até conseguem apontar caminhos, mas não costumam promover resultados efetivos e duradores justamente porque a maior parte deles baseia-se em crenças pessoais e opiniões do autor e, sendo assim, não representam uma realidade universal.

Como cada um de nós é um ser único e diferenciado, não dá para universalizar a vida, pois isso poderá nos levar a fazer generalizações perigosas. Desejos e necessidades são pessoais! O que serve para mim não serve para todo mundo! Também, a vida não funciona como um roteiro sequencial de um manual – faça isso, que vai acontecer aquilo;  comporte-se de tal maneira que o outro vai responder de tal forma… Com certeza, o outro pode funcionar como um espelho para mim, mas o problema é meu, a dificuldade é minha e, através dos recursos internos que eu disponho é que posso me movimentar na vida.

INGENUIDADE

Não dá para negar que muitas pessoas são beneficiadas com a leitura dos livros de autoajuda, justamente por isso é que alguns autores acharam um filão para ganhar dinheiro e escreverem vários livros em que se repetem nas variações sobre o mesmo tema. Como tudo na vida, selecione os que lhe pareçam interessantes, mas se possível, fuja daqueles que lhe apresentam uma receita pronta e sequencial de como agir para conquistar alguém, ter sucesso, ser feliz, influenciar pessoas, desenvolver potencial, ser reconhecido como um líder, ter fama e ficar rico.

Essa história de que eu quero, eu posso, eu consigo não é verdade, para conseguir atingir nossos objetivos precisamos mais do que acreditar que podemos, a vida depende de muitas variáveis e circunstâncias; querer é fundamental, pois tudo começa com um desejo, mas é preciso ter conhecimento, habilidades e atitudes para que as coisas de fato aconteçam.

Os livros podem ser instrumentos de “insights” maravilhosos, mas isso não garante nada, apenas pode apontar um caminho. Mas leia, leia muito, leia sempre e procure buscar qual a sua verdade em cada roteiro e contexto. Seja crítico! Ah, eu sei que você sabe que para gente ter sucesso e ser feliz é preciso dispor de tempo, energia e dedicação e isso é construção de vida inteira e não resultado de um roteiro pré-estabelecido por outra pessoa. Certo?

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.