CADÊ O MENINO JESUS?

É quase natal e o mundo inteiro comemora o nascimento de Jesus Cristo. A palavra natal significa nascimento e o simbolismo do natal é o renascimento de Cristo em nossos corações, o que nos lembra que devemos louvá-lo e agradecer-lhe pela nossa vida em tempos de pandemia e por todas as graças alcançadas. Porém, para muitos, o Natal perdeu esse sentido religioso e passou a funcionar como um período para trocas de presentes, amigo invisível, confraternizações com parentes e amigos (cuidado, não podemos aglomerar, a pandemia não acabou), ceia e o menino Jesus está sendo esquecido.

Preste atenção na decoração das lojas e shoppings e você vai perceber a presença do Papai Noel, duendes, renas, trenós, lindas e imensas árvores de natal, até ursos e bonecos de neve fazem parte da decoração e o grande homenageado da festa está sendo esquecido. Algumas pessoas vão pensar que isso é natural porque o objetivo dos lojistas é o de alavancar as vendas nesse período, mas e na decoração da sua casa, você se lembrou do que deveria ser o verdadeiro sentido do natal e o aniversariante se faz presente ou o Papai Noel virou o dono da festa e Jesus está relegado a segundo plano? Seria o mesmo que fazer uma festa de aniversário e esquecer de convidar o aniversariante.

Com certeza, a melhor forma de homenageá-lo na celebração do seu nascimento é viver o natal com o sentido de renovação, exercitando a solidariedade e o amor ao próximo. Encontrar parentes e amigos, confraternizar com eles, trocar presentes, tudo isso é muito interessante e agradável, porém também vamos viver essa data como um momento espiritual e amoroso demonstrando o nosso afeto pelas pessoas, lembrando-nos dos mais necessitados e dos desprotegidos. Ajudá-los materialmente é algo muito importante e eles precisam, mas também podemos partilhar afeto ao distribuir comida aos necessitados, visitar uma creche, um asilo…, com todos os cuidados de proteção necessários, é óbvio.

Ainda há tempo para transformarmos o natal numa festa da alegria, do perdão, do amor, da fé e da solidariedade. O Natal é a festa da luz e da fraternidade. Que a luz do natal que representa a nossa fé ilumine a vida de todos nós no caminho da esperança de um mundo melhor, com menos violência, com menos desrespeito, com menos abusos de qualquer ordem, sem fake-news e com muito mais verdade, solidariedade, fraternidade, respeito às diferenças e amor ao próximo.

Mais ainda, vamos nos empenhar para que todos esses gestos de acolhimento, caridade, respeito, solidariedade e amor sejam um exercício diário em nossas vidas e não apenas gestos de poucos dias e com prazo de validade limitado. Vamos nos comprometer com a gentileza, em dar colo, carinho, aconchego e fazer a diferença na vida das pessoas. Que nós consigamos nos lembrar dos ensinamentos de Cristo e praticar o amor, por nós mesmos e pelos outros todos os dias da nossa vida, é só treinar. Feliz Natal para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.