Bilíngues Precoces

                               Durante muito tempo acreditou-se que as crianças pequenas não deveriam ter contato com um idioma diferente da sua língua materna, pois isso poderia atrapalhar a aprendizagem da linguagem e também trazer problemas cognitivos de um modo geral. Hoje, estudos realizados pela neurociência, na área da aquisição da linguagem, comprovam exatamente o contrário: quanto mais cedo as crianças começarem a aprender um idioma estrangeiro, mais fácil e efetiva será essa aquisição de conhecimento, contribuindo para ampliar os processos cognitivos.

O ideal é que o aprendizado de um segundo idioma ocorra bem cedo, antes do terceiro ano de vida, o que coincide com a fase de aquisição natural da língua materna, pois, segundo pesquisas, “quando uma criança pequena aprende uma segunda língua, em seu cérebro são ativadas as mesmas regiões mobilizadas para o domínio da língua materna, ou seja, o cérebro trata esse aprendizado precoce de forma igual para a primeira e para a segunda língua”. O aprendizado flui naturalmente e não requer grande esforço. Fantástico saber disso!

O aprendizado tardio

                               O aprendizado precoce de outro idioma é facilitado por diversos motivos: no aprendizado de uma segunda língua, as informações serão armazenadas na mesma área do cérebro da primeira língua; até os dois anos e meio as crianças ainda estão na fase da construção da pronúncia de diversos sons; antes dos 3 anos elas aprendem pelo significados, sem ter consciência da gramática; elas também aprendem de forma lúdica sem a preocupação em cometer erros, além de serem mais disponíveis para se comunicar com o outro.

Quando o aprendizado de uma segunda ou terceira língua ocorre de forma tardia, como na fase adulta, esse processo se dá de forma mais lenta e difícil, pois será estabelecida uma nova rede neural para acolher esse aprendizado; haverá maior  dificuldade em pensar no outro idioma (a tendência é que pense em português e tente fazer a tradução para o outro idioma). É claro que os bilíngues tardios também conseguem aprender e ser brilhantes na aquisição de outros idiomas, mas precisarão ter mais dedicação e motivação e, às vezes, até necessitam viver por um tempo no país desse outro idioma para melhor consolidar o aprendizado.

Quanto mais cedo melhor

                               Nos dias de hoje, para terem competitividade no mercado de trabalho, nossos filhos precisam muito mais do que ter uma boa formação acadêmica: precisam saber usar o computador e ter domínio de pelo menos mais um idioma (o inglês continua no podium dessa escolha). Já é fato que a aquisição do primeiro idioma estrangeiro abre caminho para o aprendizado de novas línguas e, se você conseguiu ter sucesso nessa caminhada, não pare! Quantos mais idiomas você conseguir aprender, melhor será para a sua vida pessoal e profissional.

A melhor forma de aprender um idioma é pela interação com os outros. Se os pais dominarem um outro idioma devem ensiná-lo aos filhos, começando a praticá-lo em casa. Matricule seu filho numa escola de línguas ou numa escola bilíngüe. Incentive seus filhos a conhecer uma nova cultura através de filmes, músicas, livros, revistas e jogos didáticos.

Lembre-se, até os 3 anos outros idiomas são aprendidos com a mesma facilidade da língua materna! Possibilite essa alternativa para seus filhos! Agora, se você não teve essa oportunidade mais cedo e deseja aprender outro idioma e não tem tempo para freqüentar um curso regular, contrate um professor (é o que eu vou fazer para melhorar meu inglês macarrônico). Sorte da Carol e da Clarice (minhas lindas e amadas filhocas) que são de uma geração que começou a aprender bem cedo outros idiomas, por isso elas já são multilíngues. Investir na educação e cultura de nossos filhos é uma das boas formas de tentar garantir um futuro melhor para eles. Have a nice weekend!

 

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.