A VIDA ACONTECE QUANDO VOCÊ SE MOVIMENTA

 

Nas comemorações de final de ano, os excessos com comida e bebida costumam acontecer e, provavelmente, levados pelo peso na consciência, em quase todas as listas de metas e intenções para o ano de 2015 (e dos anos anteriores, também) consta a prática de exercícios físicos. Mas, apesar da necessidade ou desejo de manter o corpo em forma, perder os quilinhos indesejáveis ou se comprometer com um estilo de vida mais saudável, apenas um percentual pequeno dessas pessoas operacionaliza essa intenção, mesmo sabendo que teriam benefícios em suas vidas se realizassem uma atividade física regularmente.

Então vamos lá! Você sabia que a prática constante de atividades físicas pode adicionar quatro ou cinco anos em sua vida útil; que o exercício melhora a sua condição física e respiratória; que reduz o risco de doenças vasculares, de reumatismo, diabetes, hipertensão entre outras; que alivia a sobrecarga emocional; que ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão; que melhora o aprendizado, a concentração e a memória; que torna mais lento o declínio intelectual que ocorre com o passar dos anos; amplia os relacionamentos sociais e eleva a sensação de prazer e bem-estar.

FALTA DE TEMPO?

Algumas pessoas alegam  não terem tempo e nem dinheiro para gastar com atividades físicas. É verdade que as urgências da vida moderna nos obrigam a correr de um canto para outro, mas isso não impede ninguém de estabelecer prioridades e criar possibilidades, pois, como bem disse Pedro Bial “Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia. Quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade” e quanto ao dinheiro, as pessoas precisam descobrir a delícia que é caminhar em lugares como a Praça Batista Campos, o Portal, o Parque Ambiental do Utinga ou em qualquer outro espaço que seja mais próximo de suas casas.

O ideal é que a pratica de atividades físicas tenha constância e  seja uma escolha sua e não uma obrigação e,  também seja uma fonte de prazer por isso é muito importante que você, na medida do possível, escolha uma atividade que seja atrativa para você. As opções são inúmeras: caminhada; corrida; dança de salão; balé; musculação; aeróbica; artes marciais; pilates; natação; ioga; andar de bicicleta, de patins, de skate ou qualquer outra modalidade de esporte. O essencial é que você se movimente!

CALCE O TÊNIS

                Há muito tempo a ciência descobriu que a prática constante de atividade física ajuda no combate e prevenção das doenças e que o sofrimento psíquico provoca perdas cognitivas; a grande novidade é que, além de corações e músculos, o exercício físico também fortalece a capacidade mental, ou seja, interfere no desenvolvimento psíquico e intelectual das pessoas. Os benefícios são tantos que só as circunstâncias de vida muito desfavoráveis justificam a acomodação e o imobilismo de alguém se manter parado.

A vida acontece nos movimentos. Quando se está parado quase nada acontece. Por isso, mesmo sem muita vontade, experimente se exercitar e você vai descobrir que a liberação das endorfinas na corrente sanguínea provoca uma deliciosa sensação de bem-estar, principalmente após o treino.

No mais, se você deseja ter uma vida saudável e produtiva, que lhe permita ganhar anos de vida e com qualidade, além de manter e ampliar sua rede de amizades, cultivar atitudes positivas diante da vida, garantir horas reparadoras de sono, ter uma alimentação adequada, amar bastante é necessário que você se movimente. Mexa-se!

 

Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.