A DOENÇA DA INCONSTÂNCIA

Se você conhece alguém que consegue passar da alegria exagerada à tristeza profunda, sem que nada de diferente tenha acontecido para determinar essa mudança de estado de humor, saiba que isso pode ser uma doença, o Transtorno Bipolar do Humor e que atinge cerca de 10% da população mundial.

Qualquer um de nós pode ficar triste ou com raiva em resposta a determinadas situações na vida, mas quem sofre do transtorno, se deprime e fica agressivo sem uma razão aparente. De repente, sem que nada de especial  ou diferente tenha acontecido, a pessoa fica triste, apática, desanimada, negativista e perde o interesse pelas coisas da vida e isso ocorre de forma rápida e intensa, numa oscilação brutal de sentimento e humor, que influencia a forma de pensar e agir, criando enormes dificuldades (às vezes impossibilidades) ao estabelecimento e manutenção de laços afetivos, à carreira profissional e à vida como um todo.

MONTANHA-RUSSA DE EMOÇÕES

O transtorno bipolar é uma doença crônica, com causas biológicas associadas a fatores ambientais, sendo a tônica dessa patologia a alteração de estados depressivos com maníacos (o termo em psiquiatria significa um estado exaltado de humor e não ações repetitivas). Na fase depressiva, a pessoa vive uma tristeza profunda, culpa, ansiedade, apatia generalizada, dor crônica sem causa conhecida, perda do prazer, alteração no sono, apetite e libido… Além da idéia recorrente de suicídio. Já na fase maníaca, a pessoa vive uma euforia muito grande, uma alegria exagerada, apresenta fala e raciocínio muito rápidos, muita distração e dificuldade de concentração, agressividade, diminuição do sono, auto-estima exacerbada (acha que sabe e pode tudo), aumento da atividade sexual… Também pode comprar compulsivamente e ter gastos financeiros excessivos ou até mesmo envolver-se com drogas.

O diagnóstico do Transtorno Bipolar nem sempre é fácil e muitas vezes só será feito depois de muitos anos, principalmente porque a maioria dos pacientes passa grande parte da vida no pólo depressivo da doença, o que faz com que o transtorno seja confundido com a depressão.

BRUSCAS OSCILAÇÕES DE HUMOR

Os portadores do Transtorno Bipolar não têm o controle do que pensam, falam ou fazem durante os períodos de manifestação da doença e, na fase maníaca, sequer percebem o que está acontecendo com eles (ao contrário, acham que estão vivendo a melhor fase de suas vidas). Assim, o apoio da família  e dos amigos é fundamental na busca e continuidade do tratamento (medicamentoso e psicoterápico) que ajuda a prevenir as crises e controlar os sintomas agudos. Quanto mais rápido for diagnosticado, aumentam as chances de se evitar perdas neuronais irreversíveis.

Aceitar a doença, aprender a lidar com os sintomas e buscar criar uma rede de suporte emocional diminui o estresse com a doença e aumentam as possibilidades de melhora no tratamento; além do que, compartilhar sofrimento permite descobrir que muitas outras pessoas também passam por essas bruscas oscilações de humor, que inclui nomes famosos como a atriz Cássia Kiss (que assumiu publicamente que tem o transtorno), Kurt Cobain, Van Gogh, Elis Regina e Cazuza.

O inesquecível Cazuza tão bem retratou em suas músicas a bipolaridade: “Exagerado! Jogado aos teus pés eu sou mesmo exagerado” (fase maníaca) e “Eu não sei o que o meu corpo abriga nestas noites quentes de verão… Eu ando tão down” (fase depressiva). Por tudo isso, o Transtorno Bipolar é a doença da inconstância.

 

4 comentários

  1. Meu amigo confirma uma coisa e em menos de 10 segundos ele muda totalmente de ideia , essa inconstância faz parte da depressão ??? Não posso contar com ele pra nada .

  2. Só queria saber se essas dúvidas e inconsistências nas ideias e opiniões são parte desse quadro mental

  3. The primary dietary sources of l carnitine are meat, fish and some other animal products, such as milk what is priligy Carolyn Vachani, RN, MSN, AOCN, OncoLink s Nurse Educator Gloria DiLullo, RN, MSN, CRNP, OncoLink Content Specialist Lindy Snider, Cancer Survivor and Owner of Lindi Skin Dobbie Kristoff, Cancer Survivor and Director of Sales at Lindi Skin Jeanette Caligiuri, CMF, Cancer Survivor and Co Founder of Faith Hope Boutique Theresa Turner, Cancer Survivor, Cosmetologist Make Up Artist

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *