A ARTE DE DIZER NÃO

    Tem gente que sofre, e muito, só em pensar em ter que dizer um “não” pra alguém. Para essas pessoas dizer não é desconfortável, embaraçoso e provoca muita culpa. Os motivos dessa dificuldade geralmente estão relacionados ao medo de não ser aceito e perder o afeto dos outros e, talvez, até sofrer alguma retaliação; ao receio de parecer egoísta ou antipático; à falta de maturidade; à ausência de amor-próprio (o pedido do outro é mais importante do que qualquer coisa que ele tenha ou deseja fazer); ao fato de ter tido pais absurdamente autoritários e violentos e que não permitiam que suas ordens fossem contestadas.

Ao dizer “sim”, quando o seu desejo é dizer “não”, você não atende às suas preferências, deixa de viver o seu desejo e, por tudo isto, você abre mão de sua individualidade. Nem sempre a gente consegue fazer valer e viver os nossos desejos, mas, sempre que possível, faça!  Viva e realize o que você quer. Seja você a sua prioridade no prazer e na alegria.

QUEM AMA , EDUCA

         Com certeza, dizer sim aos filhos é mais agradável e gostoso do que dizer um não, mas, o que nos permite definir e demarcar limite, é o não. Estabelecer limites não é proibir tudo e sim definir o momento adequado para se conceder ou negar algo. Acontece que, pelo fato dos pais terem que ficar muitas horas fora de casa, sentem-se em débito com os filhos por não poderem lhes dar toda a atenção e carinho que consideram necessários ou desejariam ter dado e terminam compensando sua ausência com presentes ou até mesmo evitando brigar e contrariar os filhos.

Educar é “dizer “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário”. Aceitar os comportamentos inadequados das crianças as transforma em pequenos ditadores, além de dificultar que elas cresçam, amadureçam e se preparem para a realidade da vida, aprendendo a obedecer às normas, leis e códigos de conduta e aprendam a viver em sociedade de forma harmoniosa.

O SIM E O NÃO SÃO CONCEITOS INTERLIGADOS

     Avalie seus desejos, responsabilidades e obrigações e diga não sempre que achar necessário, mas o faça com elegância. De preferência, explique o motivo do seu “não” (mas não se desculpe por isso) ou até mesmo proponha outra solução ou indique outras pessoas para realizar o que você não quer ou não pode fazer. Fernando Pessoa poetiza que “há tanta suavidade em nada dizer e tudo se entender”, mas isso só é possível quando as pessoas se permitem demonstrar seus sentimentos, temores e emoções, sem isolamentos que acabam sendo um não pra si próprio. Diga não sem transformar isso num conflito, pois saiba que, ao dizer não na hora certa, as pessoas irão respeitá-lo por isso. Experimente viver o seu desejo. Seja assertivo e não permita que as pessoas invadam o seu espaço.

O sim e o não são conceitos interligados em nossas vidas. Diga “não” toda vez que ofendam suas convicções; que desrespeitem seus direitos; que tentem lhe corromper ou quando você se sentir desqualificado, discriminado, ofendido ou prejudicado por alguém. Diga não à dor, à infidelidade, ao sofrimento e à violência. Diga sim ao amor, aos sonhos, às chances, à liberdade, ao prazer, à felicidade, à amizade, à solidariedade, ao caráter, ao respeito aos outros e à alegria de viver.

 

7 comentários

  1. Wow, wonderful blog structure! How lengthy have you been running a
    blog for? you made blogging glance easy. The overall look of
    your web site is wonderful, let alone the content material!
    You can see similar here najlepszy sklep

  2. I’ve been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts
    in this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site.
    Reading this info So i’m glad to show that I have a very just right uncanny feeling
    I discovered exactly what I needed. I so much indisputably will make certain to don?t disregard this
    web site and provides it a glance regularly. I saw similar here: Sklep internetowy

  3. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good success.

    If you know of any please share. Cheers! You can read similar art here: E-commerce

  4. Good day! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to
    get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
    very good success. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar blog here: Auto Approve List

  5. Wow, fantastic blog format! How long have you ever been blogging
    for? you make running a blog look easy. The overall
    look of your site is great, let alone the content material!
    You can see similar here dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *