• NÃO HÁ PENSAMENTO SEM EMOÇÃO!

     

    Em dezembro de 1965, Vinícius de Moraes gravou a música Samba da Bênção, que já na primeira estrofe nos presenteia com um aprendizado de vida – “É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração”, antecipando poeticamente o que os neurocientistas postulariam décadas depois: que nós somos o que pensamos, que os nossos pensamentos determinam nossas emoções, que não há memória sem emoção e ter saúde depende de nossas vivencias emocionais. E como nós somos livres para lembrar, pensar e sonhar, que tal se nos empenhássemos em iluminar nossos corações com a energia da alegria?

    De acordo com o neurocientista Deepak Choprado “nós somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos. Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles”. Em outras palavras, NÓS SOMOS O QUE NÓS PENSAMOS! Então, se você acredita que algo que você precisa fazer vai dar certo, as chances de que isso de fato aconteça aumentam, e se você acredita que seu esforço e sua atitude de nada adiantam, que tudo vai dar errado, também aumentam as suas chances de erro.

    Mas, é preciso que fique claro que querer nem sempre é poder e que também só pensar positivo não é garantia de sucesso. O que nós pensamos define a nossa interação com o mundo, mas o que garante resultados são nossas atitudes. Nossos pensamentos e nossas emoções facilitam e, às vezes até determinam, o rumo e a forma da nossa caminhada, porém são nossas escolhas que vão indicar nossa felicidade. Por exemplo, há comprovações científicas de que ser negativista abala o nosso sistema imunológico, ao passo que fazer o bem, ter amigos, viver alegria e amar melhoram a nossa saúde.

    É fato que pensar e relembrar coisas agradáveis acalma a alma, embala sonhos e provoca uma gostosa sensação de bem estar; enquanto que se fixar em pensamentos ou lembranças desagradáveis provocam desconforto, sofrimento e dor. A reação vem de pronto, pensamos e imediatamente sentimos. Por isso que, se for para trazer sofrimento, as lembranças do passado devem permanecer no passado e o presente deve ser sentido e vivido como pleno de possibilidades, prazer e alegrias. E o futuro, ah o futuro pode ser excitante, devemos nos apressar.

    Além disso, existe um sistema de recompensa cerebral que estimula a ocorrência de comportamentos que contribuem para a manutenção da vida, como a alimentação, o sono, o sexo, a proteção e todas as condutas que proporcionam a sensação de prazer e que promovem a saúde. É essencial sempre termos em mente de que vivemos em uma comunidade e que reconhecer e garantir o direito dos outros pensarem diferente devia ser um pensamento norteador na vida de todos nós. Sendo assim, é bom lembrar que atitudes preconceituosas e discriminatórias contra os outros, também fazem mal ao seu organismo e lhe adoecem.

    Pois é, já sabemos que tudo começa com um pensamento, que se traduz num sentimento, que provoca uma atitude e representa uma escolha. E como a vida é a arte de fazer escolhas, sempre que possível, escolha ser carinhoso com você mesmo, escolha ser responsável com a sua saúde, escolha produzir felicidade, escolha ser gentil com os outros, escolha exercitar a caridade e a solidariedade, escolha respeitar às diferenças, escolha amar quem lhe ama, escolha ser uma pessoa melhor, escolha cuidar do meio ambiente e escolha viver em paz e cultivar a alegria. Feliz vida a todos!

    Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *