• “ANTES DE MORRER EU QUERO…”.

    A artista plástica americana Nicole Kenney coordenou um interessantíssimo projeto fotográfico em que, tirava fotos instantâneas de milhares de pessoas desconhecidas e, pedia que as mesmas escrevessem à mão nas fotos o que elas achavam mais importante fazer até o fim da vida. A intenção de Kenney ao registrar rostos e sonhos é a de entrar em contato com essas pessoas dentro de cinco, dez ou vinte anos para saber o que elas fizeram dos seus sonhos e se as fotos serviram de instrumento para que elas firmassem um compromisso com a sua própria vida ou se ficaram apenas como um registro de intenções?

    Como eu não sou fotógrafa e sim psicóloga resolvi propor a você que está lendo esse artigo, que pare um pouco e pense que sonhos você gostaria de realizar antes de morrer? Que desejos ficaram adormecidos sem que você mobilizasse suas energias para que pudesse vivenciá-los? O que você procura e continua ausente na sua vida? O que você tem saudade de não ter vivido? Então, pense no tempo que será necessário para esses sonhos se realizarem, anote os seus desejos e a data mensurada por você na página deste artigo e guarde-o. Na data estipulada por você confira se suas intenções viraram atos ou se continuam apenas desejos e sonhos.

    FALTA DE TEMPO

    Quase todo mundo se queixa de falta de tempo na vida! As pessoas reclamam que o dia não é suficiente para que consigam cumprir todas as obrigações do cotidiano, que as necessidades só fazem aumentar, que o trânsito está cada vez mais caótico e atrapalha no cumprimento das tarefas, que o estresse é constante, que ficam exaustas em função de tanta correria e mais uma série de coisas – a lista das reclamações costuma ser grande. A verdade é que as demandas da vida moderna vêm se tornando cada vez maiores e urgentes, mas a voracidade das pessoas também!

    Estabelecer prioridades e se comprometer com o que você realmente dá conta de fazer continua sendo o melhor critério de realidade, afinal de contas o tempo não para e nem o dia se estende para além de 24 horas regulamentares. Portanto, não assuma compromissos e nem crie demandas que você não consiga cumprir. Cada pessoa tem o seu ritmo e funciona de acordo com ele e com as condições objetivas de sua realidade e não respeitar isso é estabelecer o auto boicote. Aprenda cada vez mais a se proteger não criando motivos desnecessários para o estresse, já chega os que não se pode evitar!

    DESEJOS REALIZADOS

    A vida é feita de histórias, momentos e lembranças. Quem não conseguiu produzir ao longo da sua existência histórias interessantes para contar e recordar, está fadado a sonhar com os acontecimentos das novelas ou com a vida dos outros, o que não é muito interessante e nem produtivo. Para que as coisas aconteçam na vida de todos nós é necessário que os desejos se traduzam em atitudes, sonhar só não basta! Viver bem dá trabalho e exige de nós foco, dedicação e energia transformadora, o resto é ilusão ou esperança vã.

    Voltando a minha proposta inicial, você escreveu seus sonhos de vida e os anotou com intenções de promessa? Se não, você pelo menos pensou neles? Aproveite que o domingo é o dia da preguiça e do descanso e pense, deseje e sonhe com muita coisa boa para acontecer na sua vida e de como você fazer para realizá-las. Se movimente e aja, afinal de contas, como bem disse Schutz “O futuro é excitante, a busca do prazer também. O momento é este, devemos nos apressar”. Bom domingo a todos!

     

    Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *