• AMIZADE FAZ BEM À SAÚDE!

     

    Ter amigos é algo absurdamente maravilhoso! Quem os tem sabe muito bem disso, talvez o que poucas pessoas tenham conhecimento é que ter amigos faz bem à saúde.  A ciência já comprovou que conviver com os amigos nos tornam pessoas mais saudáveis, felizes e aumentam em 50% as chances de longevidade – é fato, vive mais quem constrói laços emocionais e sociais, as pessoas que vivem isoladas têm maior probabilidade de adoecer e de desenvolver doenças como a depressão (que é considerada o mal do século XXI).

    Nosso corpo reconhece o prazer de estar com os amigos e a prova disso é que aumenta a produção de hormônios como a endorfina (responsável pela sensação de relaxamento e bem estar) e a ocitocina (que além de reduzir os níveis de tensão e aumentar as sensações de calma e prazer, também age em oposição à adrenalina que nos deixa ansiosos e estressados), por isso são considerados os hormônios da amizade. Preste atenção às reações do seu corpo quando estiver na companhia dos seus amigos, que você vai perceber o quanto ele fica mais relaxado e “leve”.

    Pessoas que conseguem criar laços emocionais e sociais verdadeiros vivem com mais saúde física e mental. Manter vínculos é cuidar dos outros e dos sentimentos – “quando a gente ama é claro que a gente cuida”. Amizade é matéria de salvação; é encontro de almas; é dividir risos; é compartilhar tristezas; é confiar segredos; é viver colo, carinho e aconchego; é sentir saudades; é amenizar dores; é ouvir bronca e saber que o amigo está brigando por você; é entender olhares; é emprestar abraços; é se sentir amado quando mais você precisa.

    Numa relação de amizade você pode ser você mesma, sem precisar se conter ou fazer de conta que nada está acontecendo quando de fato tudo está acontecendo porque seu amigo te conhece bem, percebe suas reações, reconhece seus trejeitos e olhares, sabe do seu lado luz e do seu lado sombra e mesmo assim te ama. Os verdadeiros amigos ficam felizes com as nossas vitórias, celebram conosco os nossos sucessos e sentem orgulho de nós, de nossa amizade e, vejam bem, nos ajudar nos momentos difíceis é mais fácil do que ficar feliz com o nosso sucesso (inveja e competição não cabem nas amizades verdadeiras).

    A gente pode engordar, emagrecer, cortar ou mudar a cor do cabelo, modificar o estado civil ou a condição de vida, passar um tempo fora, mudar de cidade, ficar doente, ter um novo parceiro amoroso… haja o que houver que os amigos se manterão presentes em nossa vida e conosco continuarão a construir novas histórias e lembrar-se de fatos já acontecidos, inclusive acentuando detalhes e rindo das nossas mancadas, o que é uma forma de diminuir o peso do que já aconteceu.

    O poetinha Vinicius de Moraes, no poema Amizade, nos ensina que o amigo é um ser que a vida não explica e que consegue fazer o espelho da nossa alma se multiplicar. Pois é, na presença dos meus amigos, minha alma cresce se multiplica, se ilumina; meu corpo fica mais leve e relaxado e eu, com certeza, aprendo a ser uma pessoa melhor. Vida longa e feliz a todos os meus amigos. Eu amo vocês, e é muito!

    Post Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *